Gestão de mudanças: entenda o impacto do RH na condução das transformações na cultura corporativa
Diante de um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico, a gestão de mudanças é a natural a necessidade de se ajustar rapidamente às mudanças e tendências. Novas tecnologias, globalização, mercado competitivo, instabilidade econômica e uma série de outros fatores exigem das empresas uma nova visão sobre a cultura corporativa, que vai impulsionar a estratégia de negócio e o modelo operacional, agregando a capacidade de inovar em produtos e serviços.
E o RH tem um papel fundamental nesse processo de gestão de mudanças, começando pela sua própria transformação, passando de um enfoque operacional para estratégico. Nesse novo cenário, quando também a cultura corporativa passa por transformações para se adequar principalmente ao cenário digital, o RH vai atuar diretamente no planejamento, execução, verificação e sustentação da mudança.
Atraindo os melhores talentos
Estudos apontam que, com uma eficiente gestão de mudanças que entenda as novas demandas internas e externas, a cultura corporativa – flexível para enfrentar mudanças utilizando de criatividade e inovação, mas sem perder o seu referencial – em primeiro lugar atrai e inspira os melhores talentos.
Organizações bem-sucedidas no longo prazo, em todo o mundo, têm uma característica em comum: uma cultura corporativa clara, bem definida, que inspira os colaboradores e norteia as ações do dia a dia. Uma cultura sólida, criada e formalizada com a ajuda do RH, adiciona elementos humanos, como a priorização do indivíduo e de suas potencialidades, além da preocupação com o capital intelectual, com a diversidade, com a inclusão e com as questões sociais e ambientais.
Essa nova cultura corporativa precisa ser vivida por toda a organização e, por isso, a qualidade da informação é fundamental para estimular uma conduta comum a todos os colaboradores. Os pilares da cultura corporativa devem ser compartilhados através de todos os canais internos de comunicação, com especial atenção para a linguagem e para o conteúdo, de modo que todos possam compreender a mensagem.
O RH também deve desenvolver campanhas educativas, além de programas especiais e eventos planejados para confirmar a preocupação da empresa com determinados temas. Assim, o RH atrai os profissionais mais talentosos e os inspira a trabalhar cada vez mais voltados não apenas para atender as expectativas dos clientes, mas para superá-las de forma consistente.
Construindo equipes de alta performance
Uma cultura corporativa que torne os colaboradores cada vez mais satisfeitos e motivados contribui para que todas as equipes firmem relacionamentos de trabalho produtivos e atuem para um objetivo comum: o sucesso da organização. A clareza da cultura e o alinhamento dos talentos com a estratégia dos negócios fortalecem as equipes, que podem utilizar melhor o seu potencial para entregar melhores resultados.
E, individualmente, essa mesma cultura influencia a experiência dos profissionais da empresa, o que afeta diretamente o seu comprometimento e, consequentemente, seu desempenho.
Cabe ao RH, durante os processos seletivos, alinhar o perfil dos candidatos à cultura corporativa, identificando os talentos com maior aderência às características da empresa, otimizando o desempenho e a produtividade. Além disso, reduz os prejuízos com rotatividade e absenteísmo dos colaboradores.
Além disso, uma cultura corporativa dinâmica, voltada para a inovação e a criatividade, estimula o aprendizado, a participação e o engajamento. O RH estratégico entende as novas capacidades e habilidades necessárias para o negócio, e elabora treinamentos voltados para maximizar talentos e competências, além de minimizar deficiências e fraquezas. Essas iniciativas estimulam o senso de pertencimento, o comprometimento e a motivação, fatores essenciais a uma gestão eficiente, com foco em pessoas e em resultados.
Atuando como facilitadora para o desenvolvimento, compreensão e vivência da cultura corporativa, a área de RH assume um papel importante na gestão de mudanças, com a responsabilidade de compartilhar os novos valores de forma transparente. E, ao mesmo tempo, de avaliar se pontos importantes relativos à gestão de pessoas não estão sendo negligenciados, oferecendo um senso de propósito no trabalho, e também se os atributos culturais e os objetivos do negócio estão alinhados, entregando mais valor a todos os envolvidos.
Afinal, a real vantagem competitiva no mercado não está somente nos números, mas sim nas pessoas que compõem a empresa. A área de desenvolvimento humano e organizacional do Setec Consulting Group está pronta para ajudar na construção de uma cultura corporativa forte e inovadora.