
O futuro da gamificação no RH: conheça as principais tendências
O futuro da gamificação tem sido usada pelas empresas para melhorar o treinamento, a participação e a motivação dos funcionários, incorporando elementos dos videogames e aplicando em contextos diferentes.
A ideia é incentivar os funcionários a alcançar determinados objetivos relacionando jogos ou elementos semelhantes a uma tarefa, com o objetivo de incentivar a participação como um todo. Geralmente, o RH é o setor responsável por implantar as estratégias de gamificação em várias áreas das operações, como funções de vendas e suporte ao cliente e serviços.
Gamificação significa maior engajamento
Como a gamificação realmente cria engajamento? Ao aplicar a mecânica do jogo e a competição amigável em um ambiente de trabalho, há mais motivação dos funcionários, o que também resulta em mais produtividade.
Recompensas instantâneas, como pontos, tabelas de classificação ou progressão também são usadas para afirmar o sucesso e motivar os funcionários. Elas impulsionam o comportamento dos funcionários para atingir metas e objetivos de negócios definidos.
A gamificação ainda está sendo aprimorada, mas algumas tendências atuais são:
Aplicativos móveis e mídias sociais
A maioria das plataformas de negócios baseadas na nuvem incorpora aplicativos móveis para que os usuários fiquem atualizados mesmo fora do escritório. Como resultado, muitas empresas adotaram a estratégia de ter seu próprio dispositivo (BYOD).
Para elas, a introdução de tabelas de classificação e de outros elementos de gamificação em aplicativos móveis é um passo natural.
Além dos dispositivos móveis, as mídias sociais desempenharão um papel fundamental na implementação bem-sucedida da gamificação para o envolvimento dos funcionários.
As gerações X e Y não apenas são entusiastas de tecnologia, mas também exigem um ambiente de trabalho social e interativo. Assim, ao sincronizar as tabelas de classificação com os principais indicadores de desempenho (KPIs) e permitir que os funcionários compartilhem conquistas nas plataformas de mídia social (internas ou externas), os empregadores têm mais chances de envolver esses grupos.
A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual
A Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR) e Realidade Virtual (Virtual Reality – VR) são ajustes naturais para a gamificação devendo impulsionar o design da próxima geração de jogos corporativos.
Essas duas tecnologias fornecem experiências sensoriais visuais ricas. Nossos cérebros são “conectados” para desfrutar de jogos, devido às experiências emocionais que eles proporcionam. Portanto, as experiências totalmente imersivas fornecidas por AR e VR, juntamente com os elementos de design de jogo da narrativa e da aprendizagem, as tornam um espaço natural para gamificação.
O que faz uma experiência realmente imersiva é quando a pessoa perde a noção do tempo porque está totalmente absorta na própria experiência. Em um ambiente de trabalho, muitas vezes podemos experimentar isso quando estamos totalmente concentrados em trabalhar em algo que é importante e interessante e não vemos o tempo passar. E a gamificação no local de trabalho deve ser o veículo para fazer com que isso aconteça. O modo de foco em alguns aplicativos permite anular as distrações
Impulsionando o engajamento
Para garantir que os esforços de gamificação realmente forneçam funcionários engajados, é bom ter no radar que é preciso:
– Identificar claramente quais as metas e objetivos que você espera alcançar introduzindo a gamificação no local de trabalho. Você está procurando reforçar o envolvimento dos funcionários? Atingir certas metas de negócios?
– Aprender a ouvir e entender as necessidades exclusivas de seus funcionários. O que os impulsiona? O que os motiva?
– Criar o programa de gamificação com base nas habilidades e motivações exclusivas de seus funcionários.
– Ao introduzir a gamificação no local de trabalho, certifique-se de comunicar claramente o objetivo dessa atividade aos seus funcionários.
– Testar o processo de gamificação. Analise o que funciona e o que não funciona e ajuste seu plano de gamificação de acordo.
Incentivar os funcionários a competir, melhorar e superar seus colegas promove uma série de benefícios positivos, como:
Melhor desempenho da equipe: Quando os funcionários são colocados para competir entre si de uma maneira agradável e saudável, todo o desempenho da equipe é aprimorado. Ter o poder de transformar tarefas repetitivas em desafios interessantes estimula o entusiasmo pelo trabalho e cultiva um melhor espírito de equipe.
Capacidade de fornecer feedback em tempo real: As tarefas de trabalho de gamificação permitem que os funcionários trabalhem em direção a metas em tempo real, mensuráveis e significativas, ou seja, sem mais surpresas nas análises anuais de desempenho. Além disso, também fornece aos funcionários e à gerência uma maneira transparente e precisa de acompanhar o desempenho.
Maior retenção de funcionários: Funcionários altamente engajados têm menos chances de deixar suas empresas do que seus colegas que não se sentem parte da equipe.