
Experiência do funcionário: saiba mais sobre essa tendência para gerar engajamento
Certamente a sua empresa já adotou estratégias para melhorar a experiência do cliente, oferecendo interações personalizadas, relevantes, transparentes e sem atrito. Mas, você já pensou na importância de também melhorar a experiência do funcionário, o seu cliente interno? Você consegue mapear as interações que ocorrem ao longo da jornada do funcionário, e busca criar um ambiente de trabalho produtivo e propício para o crescimento profissional, gerando mais engajamento da sua força de trabalho?
Cada vez mais as linhas que separam a vida profissional da vida pessoal se confundem, e os funcionários querem que experiências práticas e envolventes vividas fora do trabalho sejam replicadas dentro da empresa. Acima de tudo, eles querem ter oportunidade para modelar, em seus próprios termos, suas experiências no ambiente de trabalho. No entanto, uma boa experiência do funcionário não tem a ver com dar escolhas ilimitadas. Trata-se de oferecer aos funcionários diversas opções que os ajudarão a atingir seu pleno potencial e a trazer valor para os negócios.
E qual é o caminho para oferecer uma melhor experiência do funcionário e gerar cada vez mais engajamento?
Alinhar o RH e a liderança
Antes de engajar os funcionários, é preciso que haja um trabalho colaborativo entre a liderança e o RH, para que promovam uma mudança cultural. Os dois grupos precisam estar alinhados quanto aos novos valores e práticas que visam ao aumento dos níveis de motivação e engajamento dos funcionários. O RH precisa se reinventar e suportar essa mudança, redesenhando quase todas as suas tarefas, desde como escolher e acolher funcionários até como conduzir avaliações de desempenho ou atribuir incentivos e recompensas.
Avaliar a jornada do funcionário
A jornada do funcionário começa bem antes de ele entrar na empresa. As primeiras interações do trabalhador com a organização, ainda na fase de divulgação de uma vaga, já fazem parte da experiência do funcionário. Por esse motivo, as estratégias precisam incluir desde o recrutamento, seleção, onboarding, treinamentos, desenvolvimento, promoções até o desligamento do funcionário. Afinal, solicitar um feedback no momento de saída é uma oportunidade de obter insumos valiosos para implementar ações com o objetivo de reduzir a rotatividade de pessoal. Além disso, é importante cuidar para que todos os componentes de uma empresa — pessoas, processos, políticas, tecnologias de trabalho, infraestrutura, entre outros — contribuam para que a experiência do funcionário seja positiva.
Ter uma liderança inspiradora
Líderes competentes, apaixonados e proativos são essenciais para o engajamento do funcionário. Demonstrar interesse e investir tempo para compreender as necessidades e ambições de seu funcionário ajudará a fazê-lo sentir que sua contribuição é valiosa para a empresa. Converse com ele regularmente para entender como sua experiência no local de trabalho pode ser melhorada. Descubra o que os motivam e como eles definem sucesso, para que você possa criar um ambiente gratificante em que eles possam prosperar.
Mostrar o propósito no trabalho
Funcionários engajados acreditam que o trabalho que desenvolvem é importante e tem valor para a empresa. Eles acreditam estar contribuindo para algo significativo e se orgulham de seus esforços. Como líder é fundamental reforçar frequentemente a importância das funções de seus funcionários, ajudando-os a identificar uma relação direta entre suas atividades e o sucesso da empresa. Estabeleça metas e desafie seus funcionários para que eles adquiram um senso de propósito. Conceda autonomia e os envolva em importantes decisões para que se sintam significativos para a companhia.
Adotar um plano de carreira baseado em metas
Um método eficiente para impulsionar o engajamento dos seus funcionários é mostrar que eles têm perspectiva de crescimento. Isso pode ser feito por meio de um plano de carreira baseado em meta. Dessa forma, além de o funcionário enxergar uma possível ascensão na empresa, ele vai saber o que fazer para evoluir, ou seja, vai tentar atingir a meta. A principal consequência é o aumento no comprometimento em exercer sua atividade com excelência.
Bonificar a meta batida
Além de estipular meta, é importante dar indício de que o funcionário está no caminho certo. Isso pode ser feito por meio de bonificação, uma ótima forma de reconhecer o esforço da equipe. Tal atitude contribui para que ele não desanime e reduza a produtividade. Para tanto, não é preciso dispor de um orçamento alto. Um dia de folga, um brinde ou um feedback positivo são exemplos de bonificações simples, e ao mesmo tempo importantes, para que o funcionário sinta que seu esforço está sendo recompensado.
Oferecer benefícios
Oferecer benefícios como plano de saúde, creche, restaurante, entre outros, é uma grande estratégia para estimular o engajamento dos seus funcionários. Não é para menos que grandes empresas adotam essa ideia com intuito de elevar sua produtividade.
Dar autonomia para a tomada de decisão
Quando o funcionário percebe que tem liberdade para realizar determinada tarefa como deseja, sente-se motivado a contribuir com sua experiência. Uma empresa que engessa a ação de seus colaboradores perde a oportunidade de obter ideias criativas. Para evitar isso, é essencial conceder autonomia à equipe.
Estimular o compartilhamento do conhecimento
Todo funcionário tem algo a oferecer. Por isso, é necessário manter um canal aberto para a troca de conhecimento entre a equipe. Além de proporcionar que surjam boas ideias, o colaborador se sente motivado ao perceber que é ouvido e que faz parte do processo produtivo da empresa.
Oferecer ferramentas e ambiente inovadores
Um escritório repleto de baias não é um ambiente estimulante e que promova o engajamento. É preciso oferecer ferramentas de produtividade e de colaboração que aumentem a mobilidade e flexibilidade dos funcionários, ao mesmo tempo em que cria um ambiente de colaboração.
Valorizar atitudes individuais positivas para motivar a equipe
Também é importante valorizar ações do colaborador, feitas dentro do escopo de seu próprio trabalho, que trouxeram um retorno além do esperado. Ou, ainda, que geraram diferença na experiência positiva sentida pelos seus colegas. Isso é importante para quem usufrui da experiência, mas, principalmente, para quem a realiza, pois o estimulará a continuar pondo em prática outras atividades benéficas aos demais. Esse tipo de atitude deve estar relacionado à cultura organizacional e, consequentemente, ao seu RH.
Ter uma cultura voltada para as pessoas
Empresas que colhem os benefícios de um time engajado entendem que os funcionários são seu maior patrimônio. Entenda as responsabilidades de seu pessoal e considere iniciativas que os permitam equilibrar a vida pessoal com a profissional. Incentive-os a balancear trabalho duro com diversão. Promova o intercâmbio de ideias, sugestões e melhorias. Um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam valorizadas e escutadas é crucial para o engajamento dos colaboradores.
Definir os momentos que importam
Não faça suposições sobre os tipos de experiências que sua força de trabalho alvo deseja. Utilize ferramentas de Analytics e dados de pesquisas internas e externas para entender os momentos profissionais e pessoais que serão mais importantes para cada segmento. Munido dessas informações, você pode começar a projetar uma experiência do funcionário personalizada e oferecer escolhas físicas, humanas e digitais que permitirão aos funcionários atingir novas metas de produtividade.
Ao final, a experiência do funcionário, em um novo ambiente de trabalho, deve ser o principal foco, criando um ambiente mais dinâmico e inovador, com novas soluções e competências digitais dentro de uma cultura de colaboração, transparência e participação com tomada de decisões mais simples e mais eficientes, em todos os níveis. Conte com a ajuda dos especialistas em Desenvolvimento Humano e Organizacional do Setec Consulting Group, e implante estratégias que focam em mudanças, aprendizado, desenvolvimento de talentos e aquisição de competências.