
As estratégias para a resolução de problemas na indústria 4.0
Segundo o estudo “The future of jobs: employment skills and workforce strategy for the Fourth Industrial Revolution”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF – World Economic Forum), a demanda de apenas uma competência se mantém estável desde 2015 – a capacidade de resolução de problemas complexos.
As competências básicas para enfrentar os desafios da indústria 4.0, projetadas para 2020, apontam como habilidades antes consideradas secundárias atualmente estão no topo da lista. Veja a lista das competências mais valorizadas antes e agora, segundo os economistas do WEF:
2015 |
2020 |
|
1 | Resolução de problemas complexos | Resolução de problemas complexos |
2 | Coordenação entre equipes | Pensamento crítico |
3 | Gestão de pessoas | Criatividade |
4 | Pensamento crítico | Gestão de pessoas |
5 | Negociação | Coordenação entre equipes |
6 | Controle de qualidade | Inteligência emocional |
7 | Orientação a serviços | Tomada de decisão |
8 | Tomada de decisão | Orientação a serviços |
9 | Capacidade de escutar | Negociação |
10 | Criatividade | Flexibilidade cognitiva |
A habilidade de resolução de problemas complexos se manteve todos esses anos no topo da lista, mas o pensamento crítico passou a ser mais valorizado e a criatividade ganhou um novo e importante status.
Já de acordo com o “Relatório do Futuro do Emprego do Fórum Econômico Mundial”, a indústria 4.0, com suas tecnologias de mudança associadas, vem promovendo grandes ondas de mudança que afetam tanto a maneira como vivemos quanto a maneira como trabalhamos. Marcada por tendências e tecnologias disruptivas como robótica, impressão 3D, realidade virtual (VR), genética e biotecnologia, Internet das Coisas (IOT) e inteligência artificial (AI), a indústria 4.0 está nos levando a uma nova era com novas fronteiras. Então, como podemos garantir que estamos preparados para atender as novas demandas do trabalho do futuro?
Então, você possui essas habilidades e competências? Caso não, como você pode desenvolvê-las e garantir uma posição de destaque na competitiva economia da indústria 4.0?
Solução de problemas complexos
A solução de problemas complexos se preocupa em aplicar a lógica e usar a imaginação para criar soluções inteligentes para os problemas e é uma habilidade muito necessária em vários setores. Por exemplo, no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, prevê-se que a natureza do trabalho se torne cada vez mais complexa e exigirá maiores habilidades analíticas. Portanto, à medida que a complexidade das tarefas aumenta, também aumenta a necessidade de encontrar maneiras melhores de gerenciá-las.
Embora o Fórum Econômico Mundial preveja que pelo menos um terço dos empregos em todas as indústrias envolva a solução de problemas complexos como uma habilidade essencial, não será tão necessária nas indústrias técnicas.
Pensamento crítico
A capacidade de detectar, analisar e avaliar conceitos e ideias, bem como coletar informações para elaborar respostas adequadas aos problemas, é atribuída ao pensamento crítico e é usada pelos líderes diariamente na tomada eficaz de decisões.
Enquanto um computador é capaz de analisar e armazenar informações, não é possível trabalhar com dados na criação de soluções criativas. O elemento humano no pensamento crítico é, portanto, necessário quando se trata de tarefas que envolvem tomada de decisão.
Criatividade
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a criatividade se tornará uma das habilidades mais procuradas nos próximos anos, pois é uma habilidade cognitiva que não pode ser automatizada. Especialistas indicam que a criatividade agora é ainda mais importante do que o processamento e a interpretação complexos de informações, bem como habilidades avançadas de alfabetização e escrita, pois antecipa-se que a demanda por habilidades que envolvam alto grau de criatividade aumentará ainda mais conforme as tecnologias foram evoluindo.
A indústria 4.0 certamente traz consigo uma série de novas tecnologias e produtos sofisticados e, como resultado, mudanças no local de trabalho que requerem pensamento criativo e habilidades criativas de resolução de problemas. Saiba mais um pouco sobre cada uma dessas competências:
Pensamento criativo: o pensamento criativo envolve gerar ideias originais e maneiras únicas de resolver problemas.
Solução criativa de problemas: a solução criativa de problemas preocupa-se em resolver problemas que apresentam inúmeras soluções possíveis e em como determinar o melhor caminho a seguir, dadas essas diferentes variáveis.
Embora seja verdade que existem soluções óbvias para muitos problemas comuns encontrados no local de trabalho, os indivíduos criativos lidam com situações de todos os ângulos, o que significa que são capazes de gerar ideias e soluções novas, e que muitas vezes levam a importantes inovações.
E mesmo que os robôs sejam capazes de aumentar a eficiência da produção, por enquanto eles ainda não conseguem nos oferecer nada no sentido da resolução criativa de problemas.
A maioria das pessoas que cria soluções criativas para problemas depende de um método relativamente direto: encontrar uma solução dentro da memória coletiva das pessoas que já trabalharam no problema. Ou seja, alguém que trabalha para resolver o problema sabe algo adicional, porém suficiente para resolver a equação completa e seu aporte de conhecimento é exatamente suficiente para se encontrar uma primeira solução viável – só não sabemos isso no início.
Por isso, é preciso avaliar, investir e promover a força de trabalho oferecendo programas de treinamento alinhados com as metas de responsabilidade social, gestão de talentos, necessidades de habilidades e cultura corporativa da sua empresa, de modo a formar equipes mais inovadoras, com pensamento crítico e criativas.