As tendências da indústria automotiva do futuro
As tendências da indústria automotiva desde 1970 vem tendo investimentos de bilhões de dólares em soluções robóticas e de automação com o objetivo de tornar o processo industrial mais eficiente e obter economias em escala. Porém, quando o assunto é Indústria 4.0, os fabricantes desse mercado precisam se engajar mais nos investimentos tecnológicos para acompanhar as mudanças do setor, bem como na gestão profissionalizada de negócios inovadores.
De acordo com análises e estudos desenvolvidos pela PwC, nos próximos anos deve haver uma redução de cerca de 19% nos investimentos em “diversificação de produtos” por parte da indústria automotiva. Isso abre caminho para valorizar a força de trabalho estratégica e instituir metodologias ágeis e enxutas de gerenciamento.
Também segundo perspectivas da consultoria, se uma empresa desse mercado direcionar 25% do orçamento que era do setor de “pesquisa e desenvolvimento” para investir em aplicações de software, ela tem altas chances de crescer mais que os concorrentes e ganhar posições no mercado.
A indústria automotiva já vem passando por muitas transformações na última década, e isso não deve mudar nos próximos anos. Nesse sentido, a inovação – de processos e gestão – é um fator importante para o crescimento e o sucesso de uma empresa, reforçando sua habilidade de se adaptar em um mundo que enfrenta constantes mudanças.
À medida que as organizações e os setores se tornam disruptivos e o mercado se torna mais competitivo do que nunca, investir em inovação e tecnologia pode ser o diferencial para reduzir os custos e aumentar a receita na indústria automotiva. Além disso, a forma como esses diferenciais são gerenciados podem tanto potencializar o sucesso desses investimentos quanto levá-los ao fracasso.
Transformação e inovação digital
As operações industriais automobilísticas buscam, cada vez mais, ganhar eficiência e reduzir custos para entregar um produto de qualidade, durável e de preço adequado ao mercado. Portanto, é fundamental investirem em soluções tecnológicas de automação tais como a Inteligência Artificial e Automação Robótica de Processos (RPA). Já na cadeia de suprimentos, o uso de blockchain, RPA e Machine Learning podem fazer toda a diferença no processo produtivo.
Um grande problema que é enfrentado em todo o mercado da engenharia – e não é diferente para a indústria automobilística – é a falta de mão de obra altamente especializada e preparada para planejar, executar e manter os sistemas digitais funcionando adequadamente. Para que essas soluções entreguem todos os resultados que têm potencial, é preciso haver uma gestão inteligente por trás, que saiba lidar com dados não estruturados e ferramentas de big data.
Um estudo da Deloitte prevê que até 2028 haverá cerca de 2,4 milhões de empregos disponíveis nessa área e que não serão preenchidos devido à escassez de trabalhadores qualificados para elas. Para lidar com esse desafio, as organizações devem investir na capacitação de seus próprios funcionários, pois sem um gerenciamento eficiente a transformação não ocorre.
Lean e Seis Sigma na indústria automotiva
A mentalidade Lean, de gerenciamento enxuto, se baseia em identificar e eliminar tudo o que não agrega valor à empresa e substituir por processos padronizados e que tornem as operações mais ágeis e competitivas.
Essa metodologia pode ser aplicada em todos os setores da organização, sejam eles industriais ou administrativos, e é capaz de reduzir custos e otimizar o tempo dos processos. O Lean foi popularizado pelas fabricantes automotivas japonesas por volta de 70 anos atrás, porém nem todas as empresas desse mercado aproveitam seus benefícios.
Há também o Lean Seis Sigma, uma metodologia ainda mais abrangente que utiliza as ferramentas propostas pelo Seis Sigma e pelo Lean com o objetivo de reduzir variabilidade dos processos e eliminar desperdícios. Assim ele também pode ser implementado tanto nas áreas produtivas quanto nas áreas administrativas.
A melhoria contínua é o principal objetivo de qualquer organização, pois a partir dela é possível alcançar a excelência operacional e de performance. Se você quer aprender mais sobre como utilizar a RPA para reduzir custos, reestruturar operações e entregar serviços mais rápidos e eficientes para teus clientes, fale com o time de especialistas da Setec.