
Saiba mais como sua equipe pode realizar o VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor) da melhor forma
As empresas agem como um sistema, composto por várias de partes móveis, todas interconectadas e interagindo entre si para criar uma rede coesa que funciona em conjunto. Esse sistema tem um único objetivo: criar valor
Para maximizar a criação de valor as organizações podem mapear e definir suas rotinas utilizando usando uma variedade de métodos e ferramentas. Com isso, identificam oportunidades de melhoria ao longo da cadeia, reduzindo desperdícios e evidenciando ineficiências.
Uma das melhores formas para se enxergar cadeias de valor longas para diversas famílias de produtos é o uso Value Stream Mapping (Mapeamento do Fluxo de Valor) ou simplesmente VSM). Sua origem muitas vezes é atribuída a Mike Rother, autor de Aprendendo a Enxergar, porém sua origem é bastante anterior na própria Toyota (na verdade pela Operations Management Consulting Division da Toyota) e foi a maneira escolhida para documentar, avaliar e descrever a interação e o fluxo de materiais e informações envolvidas na produção de um veículo.
De fato, a ferramenta segue até hoje como mais prevalência nas cadeias de suprimentos e nas indústrias de manufatura como uma maneira de documentar processos de alto nível necessários para concluir um produto de linha de montagem. Mesmo assim, é possível adaptá-lo para serviços (por link do artigo sobre Makigami)
O que é fluxo de valor
Para entender o mapeamento de fluxo de valor, precisamos primeiro entender o que é um “fluxo de valor”.
De forma sucinta, um fluxo de valor é uma série de etapas que ocorrem para fornecer o produto ou serviço que seus clientes desejam ou precisam. Para isso, toda empresa tem um conjunto de etapas necessárias.
O mapeamento de fluxo de valor nos permite entender melhor quais são elas, onde o valor é agregado, onde não é e, o mais importante, como melhorar o processo coletivo. O mapeamento permite uma visualização estruturada das principais etapas e dos dados correspondentes necessários para entender e fazer melhorias inteligentes que otimizam todo o processo, não apenas uma seção em detrimento de outra.
O papel da consultoria
Apesar de ser uma ferramenta que tem por objetivo possibilitar uma visão simplificada da cadeia de valor para as pessoas nela envolvidas, sua construção requer técnica, vivência e experiência. Com a ajuda de uma consultoria especializada, o VSM fornece uma visão clara de como vários processos de negócios estão relacionados entre si, avalia a necessidade desses processos e a eficiência deles. Não basta mapear, é importante coletar uma série de dados sobre tempos de processo, indicadores de qualidade, níveis de estoque, etc.
Durante o mapeamento de fluxo de valor, um modelo de VSM é criado pelos consultores em conjunto com os representantes da empresa, que mostra quanto tempo, esforço e custo são necessários para um processo específico. Sempre parte-se do AVSM ou VSM Atual.
Posteriormente, antes do plano de ação, a equipe desenha o FVSM (VSM Futuro) com aquilo que é o desenho ideal em termos de fluxo, eficiência, lead time e recursos. A partir daí são direcionadas ações e Kaizens para se obter o estado desejado. Esse mapeamento é sempre uma fotografia de um período estável para uma determinada família de produtos que precisa ser definida anteriormente.
Família de produtos é um agrupamento (cluster) de produtos que seguem etapas de processo com tempos e características muito similares. Inclusive, definir a família de produtos mais crítica e seu grau de similaridade deveria ser um dos primeiros estudos.
Esse inclusive é um dos principais erros na condução: A não construção do mapa futuro antes do desenvolvimento das ações para alcança-lo. É necessário ter uma visão global da cadeia de valor melhorada para direcionarmos as ações de forma correta e consistente
Assim, desenvolver o mapeamento de valor de estado atual é apenas a primeira etapa implantada pela consultoria. O processo nos permite ver tudo o que estamos investigando, incluindo requisitos de clientes, fornecedores, informações de agendamento, processos automatizados e todas as formas de fazer negócios a cada dia – criando uma imagem ampla do negócio. A partir disso, podemos colher alguns benefícios:
Reunindo pessoas para uma conversa sobre os negócios
Um ponto forte do VSM inclui exigir que uma equipe multifuncional participe do processo – até mesmo com representantes do cliente e do fornecedor. Se isso não for possível os representantes de vendas e compras são um bom substituto.
Produção de um trabalho feito em equipe, com um objetivo comum
À medida que a equipe passa pelo processo de VSM, cria vínculos entre departamentos e entrega um trabalho realizado de forma colaborativa com um objetivo comum. Metas individuais podem não estar alinhadas com as metas da equipe, assim como metas de um determinado departamento não estarem alinhados aos objetivos do negócio.
O desenvolvimento do mapeamento de fluxo de valor cria um entendimento comum sobre as metas do projeto com as pessoas que ajudaram a fazê-lo. Estar aberto a outras ideias e ouvir a opinião dos colegas de equipe contribui para uma base sólida e baseada no fluxo de valor para o projeto de melhoria.
Fornecendo uma peça central para futuras conversas e comunicações
Depois que o mapeamento de fluxo de valor é concluído, ele se torna uma peça central para manter conversas. Como muitas pessoas preferem informações visuais, o VSM atende a essa necessidade e fornece um trampolim para criar um entendimento comum sobre os negócios e sobre o próprio fluxo de valor.