
Utilizando a gamificação para impulsionar a inovação
A Inovação é considerada por muitos o principal caminho que as empresas possuem para obter vantagem competitiva, permitindo que elas se diferenciem e encantem seus clientes de forma sustentável e lucrativa. Porém, o conceito de Inovação muitas vezes não é bem entendido. Sua explicação consiste na combinação do processo de Ideação (processo criativo de pensar em novas ideias) juntamente com a execução destas, trazendo um resultado positivo para a empresa.
Implantar uma cultura de inovação não é um processo fácil e rápido de ser feito. É necessário muito comprometimento da organização e o estabelecimento de uma metodologia de trabalho que propicie o desenvolvimento de projetos inovadores. E nesse cenário a gamificação é uma poderosa ferramenta para impulsionar a inovação, engajando os colaboradores.
Embora o conceito de gamificação se aproveite de algumas das características dos jogos como pontos, badges e tabelas de classificação, as semelhanças param por aí. Os jogos são usados para entreter, enquanto a gamificação é usada para envolver, motivar e transormar as pessoas. A gamificação pode fornecer objetivos compartilhados e regras simples que guiarão um grupo de pessoas em direção à ação coletiva.
Aplicada à inovação, a gamificação pode motivar as pessoas a compartilhar suas ideias dentro de uma comunidade, votando nas melhores ou então construindo ideias em conjunto com base nas contribuições de outras pessoas. É uma abordagem colaborativa que impulsiona a ideação e a análise práticas das soluções imaginadas, convidando as pessoas a seguir na mesma direção e a participar de algo maior que elas mesmas.
Quando falamos de gamificação, a meta é criar um ambiente com atmosferas lúdicas e com um determinado objetivo de aprendizado. A gamificação em uma empresa permite a aquisição de hábitos e a conquista de objetivos, ou seja, é um sistema revolucionário para o desenvolvimento de talentos e impulsionar a inovação.
Benefícios da gamificação
As empresas estão cada vez mais conscientes dos benefícios da gamificação, incentivando o trabalho entre equipes multidisciplinares e a cocriação, colaborando para que grupos com perfis muito diferentes estejam alinhados aos objetivos macro da empresa e alcancem um nível de engajamento que os levarão a dar um passo adiante. Esses benefícios são particularmente importantes quando se trata de garantir o sucesso no pensamento criativo e impulsionar a inovação.
Muitas empresas vêm investindo em jogos corporativos para o treinamento de suas equipes. Graças à implementação de programas de aprendizado baseados em jogos, as empresas promovem a criatividade e geram uma equipe motivada e treinada que faz as empresas crescerem. Por quê?
Porque a gamificação envolve essas propriedades “inovadoras”:
- Feedback imediato dos participantes
- Desafios de curto e longo prazo para medir a experiência
- Níveis e pontuações que mostram o progresso do usuário
- Rankings que promovem a competitividade e medem o progresso
- Construções colaborativas que promovem a chamada Sinergia (quando o trabalho de duas partes em conjunto é maior do que a soma de ambas individualmente).
Vencendo desafios
Fazer com que as pessoas assumam uma cultura de inovação sempre foi um desafio, e é aí que a gamificação fornece uma vantagem. Quando a gamificação é usada para reunir e consolidar ideias, o papel da gestão é orquestrar a inovação, projetando jogos de inovação que atendem aos objetivos de negócio, com regras simples para direcionar as atividades dos participantes.
Aqui estão algumas das maneiras como os jogos corporativos podem ajudar a envolver uma comunidade de inovadores e impulsionar a gamificação:
- As pessoas são naturalmente motivadas a participar da inovação, principalmente quando a mudança as afetará pessoalmente. Fazer parte da mudança fornece um senso de autonomia; os participantes sentem que estão dirigindo a mudança, em vez de serem “vítimas” dela.
- A comunidade reforça a motivação, pois as pessoas sentem que estão contribuindo para algo maior do que elas mesmas. As pessoas querem ser recompensadas por suas contribuições, mas não necessariamente com uma recompensa tangível. Em vez disso, os participantes valorizam o reconhecimento da comunidade por sua contribuição.
- As pessoas querem fazer parte de uma ideia vencedora. Nem todas as ideias enviadas serão implementadas; portanto, as pessoas colaborarão para desenvolver as ideias mais promissoras. Os jogos de inovação tendem a equilibrar a concorrência para selecionar as melhores ideias com a colaboração para desenvolvê-las.
Toda empresa possui uma extensa rede de colaboradores, clientes ou parceiros com uma série de ideias inexploradas. Essa inteligência coletiva pode ser direcionada para desenvolver produtos inovadores, melhorar processos internos ou resolver problemas de negócios específicos.
Os jogos de inovação geralmente visam uma comunidade específica com um problema específico a ser resolvido. Dada a variedade infinita de problemas a serem resolvidos e de comunidades a serem exploradas, o espaço de oportunidades para a gamificação impulsionar a inovação é praticamente inesgotável.
Os especialistas do Setec Consulting Group avaliam as necessidades e objetivos das empresas e, então, apresentam estratégias de gamificação como as desenvolvidas nos cenários do Escape60 ou com a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® materials and methodology, entre outras, que estimulam a criatividade e impulsionam a inovação, com ferramentas vivenciais que envolvem uma série de trabalhos criativos e hands-on, com módulos de treinamento que integram experiência prática, gamificação e conteúdo fora da caixa. Além disso, desde que adaptamos todo nosso portfólio para a experiência remota e online, estamos utilizando de softwares de gamificação para tornar o treinamento cada vez mais dinâmico e criativo.