
Saiba por que o RPA está acelerando a transformação digital nas organizações
Empresas ganham mais eficiência e agilidade com o uso de sistemas de RPA
Inovadores sistemas de RPA (Robotic Process Automation), ou automação robótica de processos, vêm acelerando a transformação digital nas empresas, com ferramentas onde robôs passam a executar tarefas repetitivas e operacionais, liberando os funcionários para a execução de tarefas mais estratégicas para os negócios, em diversos departamentos da empresa.
Globalmente, a previsão é de que as empresas investirão quase US$ 1,2 trilhão em transformação digital até o final de 2019, segundo projeções da consultoria IDC.
Os sistemas de RPA estão no radar dos responsáveis pela jornada de transformação digital, com previsão de investimentos de US$ 2,4 bilhões até 2020, segundo a consultoria Gartner. Projeções também indicam que, até 2022, 85% das grandes empresas terão adotado alguma forma de automação por meio de RPA.
Gilberto Strafacci, Diretor de Operações do Setec Consulting Group, destaca que “uma das principais formas de se buscar a digitalização é através da criação de uma força de trabalho digital com uso da tecnologia de RPA. Essa tecnologia tem a capacidade de automatizar tarefas repetitivas em diversos departamentos, tais como operações, compras, recursos humanos e outros tantos.
“Não se trata de criar uma nova oferta digital, mas substituir atividades repetitivas e tipicamente de baixo valor agregado por trabalhadores digitais. Contudo, o primeiro objetivo não é redução de recursos, mas sim ajudar os funcionários a trabalhar com mais rapidez e precisão. Os robôs também permitem que os funcionários se concentrem no trabalho de maior valor agregado e fiquem focados em construções complexas e tomada de decisão”.
Como funciona e quando pensar em RPA?
O RPA é uma tecnologia que permite executar atividades rotineiras, normalmente executadas por humanos, de uma forma automática, simples, escalável e flexível por robôs, levando mais eficiência para os processos de negócios altamente repetitivos e baseados em regras bem definidas.
Tarefas como abrir arquivos, inserir dados e copiar campos podem ser executadas automaticamente com ferramentas de RPA. Também atua na integração de sistemas legados, automatizando tarefas manuais ainda necessárias por conta da falta de comunicação entre sistemas. O robô pode coletar dados inseridos originalmente no sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) e fazer a migração automática para outra uma aplicação em uso, por exemplo, no departamento de Marketing, segmentando a base de clientes.
Segundo Lenildo Morais, Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), “o RPA é uma ferramenta crucial na transformação digital da sua empresa, uma vez que acelera a digitalização dos projetos, migrando o que é analógico e operado por pessoas em telas de sistemas operados por robôs. Tudo isso é feito em um curto espaço de tempo, pois todo o legado de seu sistema será aproveitado, não necessitando de nenhum processo de adaptação. Uma das principais vantagens do RPA na digitalização da empresa é sua abordagem simples e pouco interventiva”.
Como aproveitar ao máximo os benefícios do RPA
Segundo Cathy Tornbohm, VP do Gartner, “para fazer com que um projeto de RPA seja um sucesso, os líderes devem primeiro avaliar os possíveis casos de uso da tecnologia em suas organizações, sendo indicado que eles concentrem seus esforços nas atividades geradoras de receita. “Não foque as soluções de automação apenas para reduzir os custos de mão de obra”, diz. “Defina expectativas claras sobre o que as ferramentas podem fazer e como a companhia pode usá-las para suportar a transformação digital como parte de uma estratégia de automação mais ampla”.
Strafacci também destaca que é preciso identificar quais processos serão automatizados, e avaliar a qualidade do processo original, evitando que falhas não corrigidas anteriormente levem a um aumento exponencial de defeitos pela repetição robotizada.
“As empresas precisam investir no mapeamento, validação e certificação dessas automações para garantir a qualidade da saída. É tentador desenvolver soluções-tampão ao longo de todos os sistemas e procrastinar as soluções de integração. Quando a solução de RPA já está implantada, a metodologia Lean Seis Sigma, que busca eliminar desperdícios e a variabilidade dos processos, pode estar integrada para avaliação da saída, balanceamento do processo, medição do índice de scrap e posterior melhoria”.
O ideal, segundo Strafacci, é aproveitar a metodologia antes do desenvolvimento da automação com RPA, entregando um ciclo de melhoria com mapeamento detalhado do processo, identificação das fontes de variação, melhoria das bases de dados e eliminação dos desperdícios.
Assim, com esse modelo, que é aplicado pelo Setec Consulting Group, é possível identificar com precisão os processos que irão ser mais beneficiados com a automação.
Benefícios com o uso do RPA
Segundo analistas da Deloitte, o RPA é uma solução rápida, com baixo custo e flexível, emulando a execução humana de processos repetitivos com as aplicações já existentes. Eles apontam como maiores benefícios:
- Operações 24/7 sem filas no horário de pico
- Maior velocidade de processamento (até 80%)
- Eficiência e redução de custos (de 30% a 60% por processo)
- Maior controle, melhor qualidade e mais precisão com redução de risco
- Flexibilidade, multitarefa e escalabilidade
- Ciclos menores de implementação
- Funções de monitoramento e controle, incluindo trilha de auditoria completa
- Menor necessidade de transferência de know-how
A transformação digital e a competitividade
Atualmente, praticamente todos os negócios são digitais. Em todos os setores os processos são otimizados com a implantação de inovadoras tecnologias digitais e os líderes de negócio precisam pensar estrategicamente e entender a transformação digital como uma vantagem competitiva, adotando uma mentalidade digital, lançando novos modelos de negócio e uma cultura centrada no cliente.
É nesse cenário desafiador que os sistemas de RPA vêm impactando os processos de negócios, automatizando o processamento de tarefas com alto grau de rotinas e uso intensivo de mão de obra em departamentos como operações, compras e RH, entre outros benefícios, permitindo que as empresas implantem inovações que as tornem mais ágeis e competitivas para atender as novas demandas dos clientes.
Conheça mais a metodologia Lean Seis Sigma e entenda como ganhar ainda mais eficiência com sistemas de RPA.
Para saber mais sobre RPA e automação de processos, acesse: http://www.practia.global/
REFERÊNCIAS
https://www.setecnet.com.br/home/artigo-como-ter-mais-sucesso-na-sua-iniciativa-de-transformacao-digital-com-rpa/
https://br.ciandt.com/blog/segredo-para-acelerar-a-transformacao-digital