Saiba como obter mais sustentabilidade e eficiência na gestão de fornecedores
Atualmente, empresas de todos os portes procuram desenvolver uma eficiente estratégia de gestão de fornecedores como uma forma de alavancar a sustentabilidade em sua cadeia de valor. Para aumentar a lucratividade e a eficiência, essas empresas estão adotando uma abordagem controlada e sistemática para o fornecimento de produtos e materiais que precisam.
Mas, em primeiro lugar, qual é a estratégia de gestão de fornecedores adotada pela sua empresa? É uma estratégia reativa, onde as empresas começam a fazer a gestão de fornecedores apenas quando ocorrem situações desagradáveis e tentam descobrir como melhorar o desempenho deles? Essa abordagem consome bastante tempo e recursos, que poderiam ser melhor empregados em processos de negócios mais importantes.
Ou o seu planejamento inclui uma abordagem estratégica? Nesse caso, a gestão de fornecedores começa antes mesmo de um acordo ser assinado, a fim de garantir a vantagem competitiva da empresa no longo prazo. Essa é uma abordagem voltada para o futuro, que pode levar a um relacionamento bem-sucedido, mesmo nos estágios iniciais.
Esperamos que a sua empresa esteja no segundo grupo, buscando novos sistemas de gestão, desenvolvendo técnicas e oferecendo a seus fornecedores conhecimento intelectual e técnico, preparando-os para enfrentar esta nova realidade de globalização, de produtos e serviços e da economia em geral.
Estabelecer critérios para selecionar, avaliar e homologar a escolha dos fornecedores são os primeiros passos para uma boa gestão. Além dos indicadores básicos, como preço, prazo de entrega e qualidade, há alguns outros fatores que merecem atenção:
Habilidade técnica: o fornecedor deve ter capacidade de atender às especificações técnicas exigidas
Capacidade produtiva: produzir a quantidade acordada dentro do prazo determinado, livre de defeitos
Flexibilidade produtiva: agilidade para aumentar ou reduzir a produção em razão de mudanças na demanda, de forma a não impactar o estoque ou o fluxo de produção
Confiabilidade: além de confiável, o fornecedor deve ter estabilidade financeira, reputação sólida
Conformidade: o fornecedor deve atender a normas regulatórias e também ter normas implantadas sobre sigilo das informações – propriedade industrial
Pós-venda: ter um bom atendimento e suporte técnico para auxiliar a organização caso haja algum problema com o produto
Localização: proximidade e facilidade de acesso são importantes para atender às demandas da empresa
Custo-benefício: o preço precisa ser competitivo, mas não significa que deve ser o mais baixo e sim, o com o melhor custo-benefício
Como construir um relacionamento duradouro
O objetivo da gestão de fornecedores é construir relacionamentos duradouros, baseados em uma relação ganha-ganha. Então, quais são os passos para obter mais sustentabilidade e eficiência na gestão de fornecedores?
1 – Entendendo os objetivos da organização
Em primeiro lugar, uma eficiente gestão de fornecedores deve estar alinhada aos objetivos estratégicos e às metas da organização. A partir da compreensão desses propósitos será possível atuar para alcançar benefícios táticos.
2 – Abrindo um canal de comunicação
Para uma gestão de fornecedores eficiente, é preciso manter um canal de comunicação permanente com cada um deles, compartilhando regularmente sua estratégia e planos. Dessa forma eles saberão onde se encaixam e como podem ajudar, planejar e se beneficiar desses planos. Além disso, é preciso ter processos transparentes, permitindo que as equipes internas e externas se comuniquem rapidamente e compartilhem documentos e outras informações.
3 – Desenvolvendo competências
Estudos indicam que, ao longo dos anos, mais de 60% dos problemas encontrados em organizações são provenientes de sua cadeia de fornecimento. Invista na qualificação de fornecedores e subfornecedores para reduzir falhas e otimizar processos.
4 – Considerando o fornecedor como um parceiro
O fornecedor precisa ser encarado como uma empresa que possui meios e recursos para contribuir com soluções que proporcionem mais satisfação aos seus clientes. E, se esse relacionamento for de longa data, não o descarte em um momento de crise. Afinal, as duas partes têm um objetivo comum: alcançar os melhores resultados e nunca se sabe qual parte pode precisar de ajuda em um determinado momento.
5 – Monitorando os indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são fundamentais para acompanhar os resultados dos processos e identificar em quais pontos as falhas ocorrem e o quanto prejudicam o atingimento das metas. No caso da gestão de fornecedores, é importante acompanhar indicadores diversos, tais como custos, nível de serviço e índice de não conformidade – avarias, extravios e pedidos trocados, por exemplo.
3 – Implantando avaliações periódicas
Realize periodicamente uma reavaliação do fornecedor para verificar que ele ainda está apto a continuar fornecendo seus produtos/serviços para sua empresa, observando a conformidade dos produtos entregues, os prazos e até mesmo a agilidade quanto à troca de produtos em garantia. Dependendo do grau do relacionamento, vale a pena investir em um programa de qualificação da cadeia de fornecedores, como o desenvolvido pelo Setec Consulting Group.
Com um eficiente sistema de gestão de fornecedores a sua empresa será capaz de estreitar relações e tornar essas parcerias um negócio sustentável para ambas as partes, onde os fornecedores são vistos como parte do processo produtivo e fundamentais para gerar mais vantagem competitiva.