Quais são as principais tendências em gestão da cadeia de suprimentos
A evolução da tecnologia em muitas indústrias está mudando todos os aspectos de nossas vidas, buscando constantemente tornar processos mais rápidos e mais eficientes.
Os avanços tecnológicos no setor de logística e na cadeia de suprimentos não ficaram para trás nessa corrida e, nos últimos anos, ferramentas inovadoras começaram a mudar a maneira como os negócios são realizados.
A cadeia de suprimentos ganhou transparência e as empresas se conectaram digitalmente, incluindo o nível de usuários finais. Da robótica em armazéns ao envio e rastreamento computadorizados, a tecnologia mudou o setor para melhor e proporcionou novos níveis de visibilidade.
E quais são as tendências impulsionadas pelas inovadoras tecnologias?
Informação é poder
Em todas as cadeias de suprimentos contar com informações precisas e acionáveis é a chave para a construção de relacionamentos bem-sucedidos com os clientes.
Cadeia de suprimentos sob demanda
Com o surgimento de empresas de entrega imediata voltadas para o cliente, o consumidor moderno espera retornos mais imediatos das cadeias de suprimentos.
A cultura de uma melhor entrega significa que os produtos podem chegar na porta do cliente em poucas horas após a encomenda ser feita.
Empresas com cadeias de suprimentos ágeis e responsivas serão mais eficientes nessa nova economia de imediatismo. Assim, todas as redes de cadeia de suprimentos precisarão se tornar eficientes e se moverem mais rápido do que nunca, com uma redução constante dos tempos de ciclo, à medida que os processos continuarem ficando mais rápidos e inteligentes.
Cadeias de suprimentos multicanais tornam-se a regra
Em resposta à demanda dos clientes, as empresas farão grandes progressos no sentido de oferecer uma verdadeira experiência de compra multicanais.
Ao permitir que os clientes comprem online ou em lojas físicas, as cadeias de suprimentos multicanais impõem maiores demandas nas cadeias logística e de suprimentos, com os requisitos simultâneos de atender pedidos individuais de clientes e reabastecer estoques nos pontos de venda. Essa mudança exige um repensar completo da logística da cadeia de suprimentos.
Dados, dados e mais dados
O nível de transparência e informações potencialmente valiosas sobre cadeias de suprimentos criadas pela revolução dos dados são impressionantes. Nos últimos anos, a quantidade deles no mundo excedeu todos os criados anteriormente na história.
A capacidade de rastreamento de todos os produtos, paletes, veículos, itens e clientes da cadeia, coletando e analisando os dados corretos, serão fundamentais para o sucesso no futuro.
Além disso, os dados das operações da cadeia de suprimentos serão armazenados em um banco de dados central que várias partes interessadas da cadeia de suprimentos poderão acessar. Isso garante que todos usem os mesmos dados e que os relatórios sejam consistentes. Nesse ambiente, painéis do usuário, relatórios e consultas personalizadas podem ser desenvolvidas.
A chegada da análise preditiva
Com dados acionáveis e contextualizados, a análise preditiva permite a tomada de decisões em tempo real e o planejamento futuro da estratégia e do desempenho. A capacidade de ser proativo e antecipar-se no tempo fará da análise preditiva a próxima grande novidade na inteligência de negócios da cadeia de suprimentos.
Melhorar a precisão das previsões, otimizar o desempenho do transporte, a rastreabilidade do produto e analisar os retornos do produto são os casos de uso com maior potencial de crescimento de análises na cadeia de suprimentos.
Demanda por segurança alimentar
No caso das cadeias de suprimentos de alimentos e bebidas, garantir a qualidade da segurança alimentar é o principal requisito dos consumidores. É absolutamente necessária uma visibilidade completa da cadeia de suprimentos global para garantir que os produtos não tenham a sua qualidade deteriorada durante toda a jornada.
Um único ponto fraco na cadeia global de suprimentos pode comprometer a segurança alimentar, resultando em danos significativos à marca e à reputação do fornecedor.
A segurança se torna ainda mais importante já que as empresas precisam aderir a diversas regras e regulamentos. Garantir a conformidade e evitar produtos alimentícios contaminados que resultem em desperdícios e recalls é um desafio inevitável para a cadeia de suprimentos de alimentos e bebidas e é uma das principais prioridades na busca pelo avanço tecnológico.
Uma metodologia fundamental para a conformidade com a segurança de alimentos é o rastreamento, que tem a capacidade de acompanhar os alimentos por toda a cadeia de suprimentos de alimentos, da fazenda e fábrica até a mesa.
Melhor gestão dos fornecedores
Especialistas do Setec Consulting Group identificaram que, ao longo dos anos, mais de 60% dos problemas encontrados em grandes empresas são provenientes de sua cadeia de fornecimento.
Assim, criamos o Projeto Interface, que foca na capacitação de fornecedores e subfornecedores, com expressiva redução das falhas e otimização dos processos, garantindo a melhor gestão dos fornecedores e uma cadeia de suprimentos mais eficiente.