Por que o treinamento in company é importante na indústria automobilística
A indústria automobilística possui equipamentos cada vez mais avançados, o que, se por um lado é positivo, por outro faz com que cada vez seja mais difícil contar com colaboradores qualificados para esse novo cenário. Por conta desse desafio, o treinamento in company tem sido fundamental para as montadoras, a fim de garantir mais eficiência, produtividade e segurança no trabalho e o desenvolvimento de habilidades e de novas lideranças.
Alguns dos objetivos mais importantes do treinamento de funcionários incluem:
- Produtividade;
- Atitude positiva no trabalho;
- Melhor comunicação;
- Crescimento interpessoal;
- Preparação de habilidades para o crescimento profissional;
O treinamento in company apresenta uma excelente oportunidade para expandir a base de conhecimento de todos os funcionários.
Mesmo devido à crise por conta da pandemia, muitos empregadores estão receosos de investir agora em treinamento, enquanto a lógica teria de ser exatamente a contrária: esse é um momento ideal para capacitar as equipes e, assim que a indústria automobilística retomar plenamente as suas atividades, sair na frente dos concorrentes e ganhar vantagem competitiva.
Novo cenário, novos desafios
Houve um tempo em que os funcionários deveriam garantir o sucesso das organizações utilizando unicamente seus conhecimentos e habilidades. No entanto, agora as organizações já perceberam o valor de oferecer programas de treinamento in company para a força de trabalho desenvolver suas habilidades.
Melhor desempenho do funcionário – O treinamento proporcionará uma maior compreensão das responsabilidades dentro de cada função, o que pode acarretar em um melhor desempenho geral.
Maior engajamento e moral dos funcionários – O investimento em treinamento in company que uma empresa faz mostra aos funcionários que eles são valorizados, enquanto cria um suporte ao local de trabalho. Eles se sentem apreciados e desafiados por meio de oportunidades de treinamento se sentem mais engajados em relação ao trabalho.
Lidando com os pontos fracos – Se alguns funcionários podem ter pontos fracos, um programa de treinamento in company permite identificá-los e trabalhar para um aperfeiçoamento. Um programa de desenvolvimento leva todos os funcionários a um novo patamar, de forma que todos tenham habilidades e conhecimentos semelhantes. Isso ajuda a reduzir quaisquer elos fracos dentro da empresa que dependem muito de outras pessoas para concluir tarefas básicas de trabalho.
O fornecimento do treinamento necessário cria ainda uma equipe com conhecimento geral, que saiba trabalhar como um time, mas também de forma independente, sem ajuda e supervisão constantes de outras pessoas.
Consistência – A consistência é particularmente relevante para as políticas e procedimentos básicos da empresa. Todos os funcionários precisam estar cientes das expectativas e procedimentos que ela possui. O aumento da eficiência nos processos resulta em ganho financeiro para a organização.
Maior produtividade e aderência aos padrões de qualidade – O aumento da eficiência nos processos tende a otimizar o fluxo de produção, a cadeia de suprimentos e a qualidade final dos produtos, garantindo maior participação de mercado.
Maior inovação em novas estratégias e produtos – O treinamento e a qualificação contínua da força de trabalho podem incentivar ainda a criatividade, fazendo com que novos insights sejam produzidos em diversos processos da produção.
Rotatividade reduzida de funcionários – Funcionários que se sentem valorizados são menos propensos a mudar de emprego. Treinamento e desenvolvimento são vistos como um benefício adicional da empresa e, com isso, os custos de recrutamento diminuem devido à retenção de funcionários.
Reputação e a marca da empresa – ter uma estratégia de treinamento ajuda a desenvolver a marca e a tornar sua empresa uma boa opção para os melhores talentos do mercado, além de tornar a empresa mais atraente para novos talentos em potencial que buscam melhorar suas habilidades e as oportunidades associadas a essas novas habilidades.
E como saber se o programa de treinamento in company está trazendo resultados? Primeiro, é importante monitorar continuamente os níveis de engajamento dos funcionários para identificar o que está funcionando e o que não está.
Em segundo lugar, uma dica é não se limitar apenas ao ROI (Return on Investment). Na realidade, os programas de treinamento in company entregam, de imediato, muitos outros benefícios além dos financeiros, que serão apurados no médio e longo prazo, como engajamento, melhor ambiente de trabalho, mais segurança, menos rotatividade.