
O telhado solar de Elon Musk já está entre nós e parece incrível
A casa de Elon Musk funciona com energia solar. O CEO da Tesla fez o anúncio durante a reunião de fechamento do segundo trimestre de 2017, quando ele revelou que ele próprio e Jeffrey B. Straubel, diretor de tecnologia da empresa, instalaram as telhas solares em suas casas.
“Nós instalamos e estamos usando o telhado solar”, disse Musk aos investidores durante a teleconferência.
A Tesla começou a receber pré-encomendas para as telhas em maio, com expectativa de entrega ainda esse ano. Infelizmente, aqueles que não encomendaram com antecedência terão uma longa fila de espera: as telhas foram vendidas completamente em apenas 16 dias.
O telhado solar é oferecido a um preço competitivo. A Tesla fixou o preço em uma média de US$21,85 por metro quadrado, reduzindo-o abaixo do custo de um telhado normal (para os padrões americanos).
Musk é um dos primeiros a ter as telhas funcionando. Quando ele anunciou a tecnologia em outubro, ele apresentou uma visão de uma futura casa com um modelo Tesla 3 na garagem, uma bateria de íon de lítio Powerpack na parede e um telhado feito de telhas solares. As telhas forneceriam energia ao Powerpack, o que proporcionaria um fluxo constante de energia para o carro e a casa em todos os momentos do dia. Com o Powerpack já disponível e as remessas do Modelo 3 começando no mês passado, o telhado solar foi o último pedaço faltando de sua visão.
“Eu quero enfatizar que não há Photoshopping no telhado”, disse Musk.
Quando a economia de energia com o telhado solar é contabilizada, a instalação e manutenção do telhado solar é paga em um curto período de tempo . As telhas são feitas de vidro temperado, o que os torna cerca de três vezes mais fortes do que a ardósia ou o asfalto. Além disso, as telhas são capazes de descongelar sozinhas. Tudo isso significa que as telhas são capazes de trabalhar em condições extremas. “O telhado solar é o telhado mais durável disponível, e o próprio vidro virá com garantia para a vida da sua casa, ou o infinito, o que ocorrer primeiro”, disse a Tesla em uma publicação do blog de maio.
O Musk explicou durante a chamada que a produção de telha solar deveria aumentar exponencialmente, de forma semelhante à produção do modelo 3. Isso significa que o crescimento inicial será lento, seguido de um aumento acentuado e terminando com um platô, onde Tesla produzirá um número consistentemente elevado de telhas por mês. Mesmo após a produção atingir seu pico, vai levar muito tempo antes de cada casa ter um telhado solar. “Penso que, eventualmente, quase todas as casas terão um telhado solar”, disse Musk durante uma conferência de maio no TED de Vancouver. “Podemos considerar entre 40 e 50 anos. Em média, um telhado é substituído a cada 20 ou 25 anos, mas você não começa a substituir todos os telhados imediatamente, mas eventualmente, se você avançasse rapidamente para dentro de 15 anos, será incomum ter um telhado que não produza energia solar “.
Além das telhas, a operação solar da Tesla teve grande sucesso recentemente. No mês passado, foi anunciado que a Tesla vai construir a maior bateria do mundo no sul da Austrália para resolver os problemas de energia do estado. O pacote de 100 megawatt armazenará energia renovável para 30 mil lares. Uma tempestade em setembro passado deixou 1,7 milhão de moradores sem energia e espera-se que a solução de Tesla evite que uma situação semelhante ocorra de novo.
No futuro, esses avanços tecnológicos podem levar todos os Estados Unidos para a energia solar. Musk estabeleceu um plano ambicioso que envolve o uso de painéis solares no telhado, plantas de energia de tamanho utilitário e infra-estrutura de energia localizada. “Se você quisesse alimentar todos os Estados Unidos com painéis solares, seria necessário um pedaço bastante pequeno de Nevada, ou Texas ou Utah; Você só precisa de cerca de 100 milhas por 100 milhas de painéis solares para alimentar todos os Estados Unidos “, disse Musk durante sua conversa principal no evento da Associação Nacional de Governadores em Rhode Island no mês passado.
O telhado solar poderia ser o primeiro passo para uma grande mudança na produção de energia no mundo.