O que esperar do novo MMOG/LE V5?
Neste artigo irei abordar as mudanças que estão ocorrendo no MMOG/LE. Atualmente o MMOG/LE está na 4ª edição e segundo apresentado informações da AIAG e ODETTE no primeiro trimestre de 2019 será lançada a 5ª edição. Então resolvi abordar este tema com o título, O que virá no MMOG/LE V5?
Afinal, as empresas automotivas, especificamente as autopeças sempre ficam na expectativa do que haverá de novo. Pois então, ao longo deste abordarei algumas questões para dar uma noção das possíveis mudanças. Lembrando que os dados estão baseados em drafts e informações disponibilizadas nos próprios sites da AIAG/ODETTE.
Objetivos da 5ª Edição?
Garantir que a ferramenta leve em conta as constantes evoluções nos processos da cadeia de suprimentos, logística e tecnologia de comunicações, segurança de TI e padrões de auditoria relacionados.
Qual o prazo para adequação a nova versão?
Conforme mencionado no início deste artigo a previsão de lançamento dessa nova versão está prevista para o primeiro trimestre de 2019. No entanto, os fornecedores terão um tempo para adequação, porém até o presente momento não é possível ter tal resposta. O prazo para adequação dependerá de cada cliente, eles provavelmente anunciarão através de seus requisitos específicos o plano de migração.
Temos claramente quais serão as mudanças?
Ainda temos apenas um draft e as informações contidas nos sites da AIAG/ODETTE, mas ao que tudo indica é que haverá um reforço na questão de avaliação de risco que já existe na versão 4, a ideia é que haja um processo de gerenciamento de risco para garantir a continuidade de abastecimento quando a organização precisar desviar-se das operações normais. Outro ponto de mudança está voltado a área de TI. A preocupação é quanto aos dados, por isso nessa nova versão fala-se da segurança cibernética, com as empresas precisando garantir que seus dados estejam seguros tanto internamente quanto com terceiros e especialmente enquanto estiverem em trânsito.
As mudanças de um modo geral incluem:
- Gerenciamento de Riscos;
- Ciber Segurança;
- Digitalização;
- Indústria 4.0,
- Alinhamento com a IATF 16949.
Quanto a planilha em Excel:
Não será mais utilizada uma pasta de trabalho do Excel. A partir da versão 5, o MMOG/LE estará disponível em aplicativo via web.
Quais são os recursos do aplicativo?
A estrutura de capítulos, questões e ponderação mantém a mesma já contida na versão 4. O diferencial está nas funcionalidades esperadas de uma ferramenta de TI de última geração (como trilha de auditoria, gerenciamento de acesso de usuário, segurança de dados, etc.).
Os recursos principais são:
- Manutenção abrangente de dados;
- Funcionalidades dedicadas para clientes e fornecedores;
- Número ilimitado de usuários com acesso controlado;
- Vários sites de avaliação, versões de MMOG e perfis de clientes;
- Multi-idiomas;
- Uso de avaliações anteriores como modelos;
- Importação/exportação de avaliações de e para a ferramenta atual baseada no Excel,
- Importação em massa de dados mestre de clientes e fornecedores.
A princípio o aplicativo estará disponível nos idiomas, chinês, inglês, francês, alemão, italiano, coreano, espanhol, turco e português.
Referências
www.ODETTE.org
www.AIAG.org