
O que a NOSSA, cerveja lançamento da Ambev nos ensina sobre estratégia e eficiência operacional.
A cervejaria Ambev está de olho nos consumidores de menor renda. Dona de marcas como Skol, Brahma e Stella Artois, e de quase 70% do mercado nacional, a companhia não tinha atuação relevante no mercado de cervejas mais baratas. Agora lança a Nossa, uma cerveja feita de mandioca com preços até 40% menores que os da Skol.
Esse lançamento possui uma série de características que servem de reflexão sobre o que é uma boa estratégia e qual o papel da eficiência operacional para que os resultados sejam alcançados.
O posicionamento estratégico consiste em executar atividades diferentes da concorrência ou, mesmo que sejam atividades semelhantes, elas devem ser exercidas de um modo diferente. Ou seja, para destacar-se estrategicamente no mercado, as empresas precisam se posicionar por uma característica única. Assim, elas entregam maior valor para os clientes, o que permite cobrar preços mais elevados.
A eficiência operacional, por outro lado, consiste na melhoria contínua do desempenho com o uso de técnicas de gestão, qualidade e produtividade. A eficiência operacional, dessa forma, não é uma estratégia em si, mas uma forma de se alcançar qualquer estratégia.
O lançamento da Nossa vem dentro de um contexto de oferta de produtos mais baratos em um momento de crise econômica, antes do início do verão e com uma mensagem de impacto social com uso de matérias primas e fornecedores locais. Ou seja, a estratégia está pautada em um posicionamento baseado em necessidades e no acesso, ou seja, baixo custo e regionalizado para o nordeste brasileiro. Para a Ambev, trata-se de inovação: criar uma nova fonte de receita em um mercado no qual não atuavam, porém apresentando uma nova proposta de valor com diferenciais únicos.
Toda a produção da Nossa é feita em Pernambuco vendida somente em embalagens de vidro, com foco nas de 600 ml retornáveis. Além disso, utiliza mandioca em sua composição, o que permite redução de custos operacionais e logísticos além do engajamento social, o desenvolvimento da economia local e a valorização de um produto tipicamente brasileiro.
Assim, a Ambev conseguiu utilizar os meios para redução de custos e que estão relacionados com a eficiência operacional para transmitir valor a seus clientes como diferenciais. A embalagem de vidro é retornável, ou seja, mais barata e mais sustentável. Os fornecedores são locais, ou seja, permitem melhores negociações e desenvolvimento da economia local. Um dos ingredientes é a mandioca, ou seja, possibilita redução de custo de matéria-prima e também reforça um símbolo nacional.
É um caso emblemático, e que cabe ser lembrado, de alinhamento da estratégia com a eficiência operacional permitindo não só que o produto seja mais competitivo, mas que também gere uma nova percepção de valor.
Parabéns, bela iniciativa.
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toda vez que entro neste site encontro um conteúdo de qualidade,deus abençõe a todos deste projeto.