O Lean Seis Sigma como Fomentador de Squads
A situação de projetos ágeis começarem sem que estudo detalhado sobre o problema a ser resolvido não é incomum. Por exemplo, uma equipe de vendas de cursos decide que a solução para aumentar seus resultados é um novo dashboard no Power BI, automatizado e alimentado em tempo real com as informações de vendas.
A criação do dashboard vai demandar tempo de desenvolvimento, testes, prototipações e validações do squad ágil. Acontece que, em boa parte das empresas, não há um estudo sobre o problema, no caso, “baixas vendas”. Não há informações cruciais sobre tempo de resposta a dúvidas, datas preferidas, perfil demográfico dos clientes etc. Em nosso exemplo, o dashboard é um desejo legítimo da equipe de vendas, mas não ataca diretamente a causa raiz do problema, que sequer foi estudada.
Os squads ágeis têm a fama de entregar soluções de forma rápida e eficiente, mas será que elas são as soluções certas? Quem disse que um dashboard pode resolver o problema da equipe de vendas? Afinal, qual o problema de negócio estamos resolvendo com isso? São perguntas literalmente fundamentais, pois fundamentam a existência de um projeto, ágil ou tradicional.
Por isso, o Lean Seis Sigma é uma ferramenta muito importante que estuda o problema e, dependendo das soluções encontradas, um squad pode ser acionado. As três primeiras fases do DMAIC focam, justamente, na investigação e comprovação do problema.
Na fase Definir, há a definição do escopo do projeto, do problema a ser resolvido e qual indicador de sucesso mostra se estamos, de fato, chegando na solução. Esse embasamento é necessário para nortear o squad ágil e os clientes do projeto.
Na fase Medir, o processo é mapeado e dados são coletados para a identificação de quais etapas o problema se manifesta. Em seguida, na fase Analisar, levanta-se as possíveis causas e, através de técnicas estatísticas de validação e comprovação, chega-se à causa raiz, aquela que deve ser resolvida de fato.
Finalmente, na fase Melhorar, são pensadas soluções para essa causa raiz. Pode acontecer de algumas delas estarem num cenário complexo, ou não haver condições exatas de saber como será sua forma final. Nesses casos, um projeto ágil é indicado, e o squad deve ser acionado.
Perceba que a investigação do problema com o Lean Seis Signa muda completamente a forma de apresentá-lo ao squad. É um pedido de desenvolvimento mais robusto, embasado em dados, feito apenas quando o problema está analisado. Isso permite ao time de desenvolvedores ter mais entendimento das necessidades do projeto e de como a solução será benéfica para a empresa.
Caso alguma solução possa ser realizada pela equipe de Lean Seis Sigma, ela continua a fase Melhorar, com o estudo de viabilidade da solução, execução do plano de ação e, depois, monitoramento dos resultados na etapa Controlar; caso contrário, a equipe delega ao squad e fica disponível para outras investigações.
É importante salientar que, nesses casos, a equipe Lean Seis Sigma continua responsável pela solução, ou seja, não deve abandonar o assunto ao entregá-lo ao squad. Ela tem que ser também responsável pelos resultados, cobrando o time ágil. Da mesma forma que há o Product Owner, deve haver o papel do Problem Owner, o dono do problema, o responsável por garantir que ele não aconteça mais.
Eu percebo que os times de agilidade têm pouca percepção e preocupação no problema, e sim no que mandaram fazer. Ao não saber como, de fato, o projeto vai contribuir com a estratégia ou com os clientes, surge uma certa crise de identidade dentro da organização. Os squads podem ficar desmotivados por não entender sua importância dentro da organização, podendo até aumentar o turnover. O Lean Seis Sigma pode ajudar nesse ponto também.
Enfim, a ideia do Lean Seis Sigma como fomentador de squads é, demandando iniciativas embasadas em dados e que atacam causas raízes, evitar que projetos que não deveriam existir sejam feitos.
O Setec Consulting Group tem um time de especialistas em Lean Seis Sigma que podem fomentar seus squads e aprimorar os Projetos Ágeis de sua empresa. Também formamos especialistas em Lean Seis Sigma e em Agilidade. Para mais informações, entre em contato conosco: setec@setecnet.com.br | (11) 5051-3933.