
Entenda o papel do TI na implementação de metodologias ágeis
Líderes de negócio brasileiros estão atentos ao aumento de produtividade que as metodologias ágeis podem levar ao dia a dia da empresa, e tentam reverter um dado alarmante divulgado pela Fecomércio SP: o profissional brasileiro leva cerca de uma hora para executar o mesmo produto ou serviço que um norte-americano faz em 15 minutos, e um alemão ou coreano em 20 minutos.
Inicialmente voltado para a indústria de desenvolvimento de software, o modelo ágil ganhou espaço em outras indústrias, que começaram a perceber a possibilidade de otimizar seus projetos e processos ao adotar essa forma de gestão, priorizando a entrega de valor ao cliente e a eficiência do produto ou serviço.
Mas, o que são as metodologias ágeis? O método ágil surgiu como uma resposta aos problemas verificados no uso do modelo de gestão em cascata, uma das mais tradicionais formas de se gerenciar projetos, onde todas as etapas são seguidas de forma sequencial – uma etapa só pode ser iniciada quando a anterior for inteiramente concluída. Assim, projetos de qualquer tamanho são planejados por inteiro, executados e entregues somente quando tudo estiver terminado.
Já o modelo ágil usa uma abordagem de planejamento e execução iterativa e incremental, com ciclos de desenvolvimento curtos, com entregas bem definidas e foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe. Com isso, passou a ser mais simples identificar erros e falhas durante a execução do projeto e as pessoas envolvidas ganharam mais flexibilidade e facilidade para fazer adaptações e evitar que determinados problemas afetassem o seu resultado final.
Confira algumas das vantagens do uso das metodologias ágeis na gestão de projetos:
- Maior alinhamento entre o time e com os clientes
- Rápida resolução de possíveis problemas e conflitos
- Transparência e visibilidade do status do projeto
- Melhoria na comunicação – a comunicação intensa com o cliente e a gestão de suas expectativas são parte do processo
- Inspeção e adaptação constantes do processo em busca da melhoria contínua e a redução dos desperdícios
- Antecipação dos problemas e maior agilidade na tomada de ações
- Flexibilidade para mudanças de requisitos e prioridades
- Agilidade e eficiência nas entregas e na execução do projeto como um todo
- Redução de riscos e resultado final de alta qualidade
- Economia de recursos por meio de entregas mais assertivas
O CIO como líder da cultura ágil
Cada vez mais o CIO (Chief Information Officer) está deixando de ser apenas o profissional responsável por manter a infraestrutura de TI funcionando, e está assumindo um papel muito mais estratégico dentro dos negócios, destinando as questões técnicas do dia a dia para terceiros.
Esse novo CIO tem a missão de buscar soluções e ferramentas inovadoras que auxiliem o crescimento do negócio, liderando ou possibilitando inovações e identificando oportunidades de melhoria em todas as áreas, não apenas no departamento de TI, levando a cultura ágil para toda a empresa.
A partir da implantação das metodologias ágeis dentro do departamento de TI, esse mesmo conceito – que prevê ciclos curtos para fornecer melhoria contínua no desenvolvimento de um produto ou serviço, pode ser levado para toda a empresa, viabilizando processos altamente colaborativos e eficientes, acabando com os silos operacionais.
Ampliando o modelo ágil para toda a empresa, os departamentos começam a trabalhar em conjunto com a TI desde a concepção da solução que vai atender as suas necessidades. Assim, a TI passa a ter maior visibilidade das necessidades de negócios e melhor alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.
A meta é que os departamentos entendam que as metodologias ágeis são mais do que uma forma de desenvolver rapidamente softwares e adotem também uma cultura ágil, entregando um modelo completo para organizar e gerir negócios que, quando implantado de forma correta, pode dar à empresa mais vantagem competitiva, com alto grau de flexibilidade e aceleração do time-to-market.
Entre as principais características da cultura ágil podemos destacar:
- Equipes colaborativas e multifuncionais, contando com todas as habilidades necessárias para a realização do trabalho
- Colaboradores confiáveis para aplicar processos em busca do controle de riscos organizacionais
- Compromisso com a entrega e a busca por feedbacks, promovendo a melhoria contínua
- Clara visão do valor agregado em cada atividade realizada
- Negociação, tomada de decisões e resolução de conflitos de forma autônoma por parte das equipes
- Investimento no treinamento de colaboradores
- Transparência total em uma escala estratégica, tática e operacional
- Gerenciamento para resolução
Ao final, com a disseminação de metodologias ágeis, a TI consegue entregar o que toda a empresa quer: otimização de tempo e recursos e também melhores resultados.