Monitoramento de fornecedores: entenda sua importância para garantir a qualidade
A correta gestão da cadeia de suprimentos e o constante monitoramento de fornecedores são fundamentais para garantir desde a entrega no prazo do produto até a sua qualidade final, otimizando todo o fluxo produtivo e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Mas será que os seus fornecedores atuam como verdadeiros parceiros de negócio, sempre atentos aos processos e capazes de manter o fluxo, ou são responsáveis por gargalos na produção, retrabalhos e desperdícios de recursos?
No caso de falhas na cadeia de suprimentos o problema pode até estar na forma como a sua empresa se relaciona com os fornecedores. Será que sua empresa adota uma abordagem reativa, onde a gestão de fornecedores só é implantada após a ocorrência de falhas e então se tenta descobrir como melhorar o desempenho? Ou adota uma abordagem estratégica, onde a gestão de fornecedores começa mesmo antes de um acordo ser assinado, visando garantir a vantagem competitiva da empresa no longo prazo?
A abordagem estratégica, investindo na qualificação e monitoramento de fornecedores, certamente, é a que vai garantir relações duradouras e confiáveis entre todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, o que leva a:
- Melhores preços e prazos de entrega de insumos
- Redução de impacto negativo em processos e produtos
- Eliminação ou redução de falhas
- Possibilidade de estabelecer metas mais ousadas
- Maior segurança para cumprir prazos com clientes
Capacitando os fornecedores
Antes de exigir eficiência e qualidade, você precisa alinhar as suas expectativas à capacidade de entrega de seus fornecedores. E, caso vocês não estejam na mesma página, existem duas possibilidades: procurar outro fornecedor ou investir na sua qualificação, garantindo total aderência aos seus padrões e processos.
Estudos indicam que mais da metade dos problemas enfrentados pelas grandes empresas são provocados por falhas na cadeia de suprimentos. Para garantir a capacitação dos fornecedores, o Setec Consulting Group desenvolveu o Projeto Interface, dividido em 5 etapas:
Diagnóstico – mapeamento e avaliação do atual processo de gestão de fornecedores, identificando pontos de melhoria e proposta de nova abordagem, incorporando metodologias e indicadores necessários
Desenvolvimento de material – elaboração de novos padrões de documentação e de monitoramento de acordo com os novos processos que serão implantados
Cronograma – planejamento dos treinamentos que serão ministrados aos fornecedores sobre as novas metodologias
Monitoramento – avaliação do engajamento do fornecedor no projeto e entrega dos resultados para a empresa através de um portal exclusivo no site do Setec, permitindo identificar o nível de conhecimento adquirido para atender de maneira mais eficaz as necessidades do negócio, minimizar os atrasos na cadeia de suprimentos e aprimorar os seus próprios fluxos de operações
Reuniões – suporte a todos os fornecedores e também reuniões de feedback para avaliar o andamento do projeto e seus ajustes
A importância do monitoramento
Não há como avaliar o sucesso do projeto sem um processo de monitoramento bem ajustado, com métricas e sistemas de avaliação explicitados no Manual de Requisito de Fornecedores, que meçam:
- Agilidade de entrega
- Disponibilidade do produto
- Flexibilidade para atender a novas demandas em termos de prazo de entrega e quantidade
- Preço justo e de acordo com o mercado
Já a qualidade do produto entregue pelo fornecedor é medida pela quantidade de itens rejeitados de um determinado item pela quantidade total entregue no período, baseado em um índice de não conformidades – avarias, extravios e pedidos trocados, por exemplo. A performance de qualidade total do fornecedor é a soma da performance de qualidade de todos os itens fornecidos.
Para estimular uma melhor performance, vale adotar políticas de ônus ou benefícios: caso os itens acordados previamente não sejam cumpridos, pode ser aplicada uma penalidade prevista contratualmente. Por outro lado, é preciso também criar formas de reconhecimento e beneficiar os parceiros, sempre que as metas forem alcançadas ou superadas.
Além das métricas
No monitoramento de fornecedores, as métricas são importantes, mas não adianta apenas cobrar. Afinal, esse relacionamento deve ser baseado na parceria, em vínculos, criando uma relação ganha-ganha já que as duas partes têm um objetivo comum: alcançar melhores resultados.
O fornecedor deve ser visto como um parceiro, que pode oferecer, além dos seus produtos, soluções que proporcionem mais satisfação aos clientes.
Por isso, é preciso investir na comunicação, no engajamento, mostrando como cada um deles é importante para a qualidade do produto final. Os critérios de avaliação devem ser transparentes, classificando o atendimento, estimulando o comprometimento e ações de melhoria contínua. Para isso, mantenha sempre aberto um canal de comunicação e forneça o feedback sobre a qualidade de suas entregas.
Além disso, mantenha seus fornecedores informados e atualizados sobre suas estratégias e planos, mostrando onde eles se encaixam nesse cenário, como podem ajudar e como serão beneficiados. E tenha sempre em mente que a escolha de um fornecedor é uma decisão de negócios crítica, que vai ajudar a sua empresa a construir uma reputação de qualidade.