
Dê mais solidez ao seu planejamento com a metodologia OKR de metas e gestão de curto prazo
O OKR – Objectives and Key Results – é uma metodologia voltada a gestão de negócios desenvolvida por Andrew Grove, ex-CEO da Intel Corporation, e popularizada desde que foi implementada pelo Google.
A essência desse método tem por objetivo otimizar a execução de tarefas que, em princípio, parecem extremamente banais, simples de serem executados, mas que na realidade apresentam inúmeros problemas no dia a dia das organizações.
Ao estabelecer ciclos bem delimitados para todas as atividades, o que envolve um monitoramento constante dos resultados observados e vinculação de objetivos de curto prazo a cada uma delas, a OKR oferece a oportunidade de alcançar uma melhora significativa na forma como o negócio é gerido.
Além do Google, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está dando certo ou não.
Com elementos da filosofia Lean – que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante – a metodologia OKR funciona para empresas de todos os portes. As metas são delimitadas a curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos da equipe. Por isso, a importância de todo o time estar alinhado com a cultura da empresa.
Uma vez que as atividades vão sendo cumpridas, é possível perceber o quanto estão impactando e gerando resultados, além de facilitar a percepção do status da meta: se ela será alcançada ou não. No primeiro caso, se torna fácil mapear quais ações colaboraram para o êxito. Já no segundo, a metodologia ajuda na percepção de que os objetivos não serão cumpridos com antecedência, e assim é possível rever ações para chegar no resultado proposto.
Um dos principais pilares de OKR é a aceleração do processo de gestão. A base do método é delimitar resultados-chave simples e objetivos desafiadores. Sendo assim, o ciclo de trabalho para alcançar uma meta é curto, possibilitando identificar com agilidade quais indicadores estão funcionando e quais precisam de maior atenção.
A forma de montar o organograma de OKR já contribui para a aceleração da gestão. De modo colaborativo, o momento serve como validação e alinhamento dos OKRs. A equipe pode discutir junta o que é relevante para cada setor, contando com a visão de quem está dentro da área e de quem está fora, o que contribui para o enriquecimento dos indicadores.
Os OKRs definem critérios de sucesso mensuráveis para a empresa dentro de um período de tempo. Eles nos ajudam a medir se estamos tendo sucesso. Dentro dos OKRs estão os KPIs – as métricas chave – que queremos melhorar, mantendo os valores dos outros KPIs. Não adianta melhorar um KPI a custo de derrubar vários outros. KPIs são escolhidos dentre os nossos diversos indicadores – tudo o que medimos na empresa – por serem chave para a nossa performance.
Confira as principais vantagens de adotar a metodologia OKR
Agilidade na gestão
O OKR usa os princípios dos métodos ágeis para implementar ciclos rápidos de gestão, garantindo a adaptação da empresa às mudanças. Assim, você pode definir OKRs periódicos de acordo com o ritmo da organização, ajustando os objetivos e metas à situação atual e oportunidades do mercado. Com relatórios e avaliações semanais, é muito mais fácil acompanhar os avanços e fazer correções a tempo. O método também reduz os riscos e desperdícios, além de criar um ambiente propício a ideias inovadoras.
Alinhamento e cooperação entre equipes
Outro efeito importante do método é incentivar a cooperação e alinhamento entre as equipes. Para isso, os OKRs devem ser compartilhados com todos os colaboradores, reunindo as áreas em torno dos mesmos objetivos. Com um objetivo em comum, é natural que os esforços sigam em uma única direção.
Aumento da produtividade
Com toda a empresa focada nos objetivos e metas definidas em prazos mais curtos, o aumento da produtividade é uma consequência óbvia. Graças ao formato enxuto do OKR, todos sabem exatamente qual sua responsabilidade e conseguem fazer mais com menos recursos.
Mais autonomia e transparência
Quando as metas são claras para todos e as responsabilidades distribuídas, é natural que os colaboradores ganhem mais autonomia e aumentem sua confiança na empresa. Essa transparência é um dos pontos fortes da metodologia OKR, que direciona abertamente todas as equipes e deixa os profissionais livres para atingir suas metas como preferirem.
Monitoramento contínuo do progresso
Com os Key Results baseados em KPIs, é muito mais prático monitorar continuamente o progresso em direção aos objetivos do negócio. Os Key Results são metas e, diferentemente dos objetivos, devem ser mais tangíveis, com métricas claras, temporais, com prazo bem definido. Daí a importância de trabalhar com métricas simples e rastreáveis, que podem ser facilmente acompanhadas a partir dos dados que a empresa gera. Além disso, os OKRs também permitem que os erros sejam rapidamente detectados e corrigidos.
Aumento do engajamento
O engajamento é fundamental no atual mundo dos negócios, e a metodologia OKR é perfeita para despertar esse envolvimento nos colaboradores. Isso porque o método faz com que os profissionais se sintam diretamente conectados à missão central da empresa, e é muito mais empolgante trabalhar com um propósito. Ao invés de receber ordens, os colaboradores passam a enxergar seu impacto nos objetivos da empresa e assumem um compromisso sólido com o sucesso do negócio.
Adaptabilidade às mudanças
Por fim, um dos grandes êxitos da metodologia OKR é sua capacidade de adaptação às mudanças, capacidade obrigatória nas empresas. Utilizando o método ganha flexibilidade para mudar a direção sempre que necessário, de acordo com as oscilações do mercado, já que é muito mais fácil atualizar um OKR frente a uma ameaça ou oportunidade do que alterar um planejamento estratégico inteiro.
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