A importância do protótipo e da iteração em projetos ágeis
O clássico modelo de desenvolvimento de produtos está envolto em sigilo e mística: Tipicamente pensamos no desenvolvimento de uma oferta em particular fazendo com que todos envolvidos assinem contratos de não divulgação, levantem milhões de reais em capital de risco, passem anos tornando o plano e o produto perfeitos e revelem sua criação para espanto do mundo ao som de trombetas e caixas registradoras enlouquecidas. Desenvolver projetos, sob essa ótica, tem todo o apelo de um filme de agente secreto, com os benefícios adicionais de um grande salário e um escritório elegante, enquanto você cria seus planos para o domínio do mundo. Mas, cada vez mais, gerir projetos não é um desenho do Pinky e o Cérebro (entendedores entenderão).
A mentalidade ágil preconiza a capacidade de adaptação, a orientação para ação e a iteração rápida e constante. O pensamente convencional, em contrapartida é capaz de arruinar carreiras e esvaziar contas bancárias. Principalmente em função da complexidade e volatilidade dos mercados atuais. Por si só, as ideias são em grande parte inúteis – descobrir se você pode ou não realmente fazê-las funcionar na realidade é o trabalho mais importante de qualquer empreendedor ou gestor de projetos.
Não tenha vergonha de mostrar aos clientes em potencial seu trabalho em andamento. A menos que você trabalhe em uma indústria com concorrentes excepcionalmente agressivos, competentes e bem financiados, você realmente não precisa se preocupar com o fato de outras pessoas “roubarem” sua ideia. As ideias são baratas – o que conta é a capacidade de traduzir uma ideia em realidade, o que é muito mais difícil do que reconhecer uma boa ideia.
Essa obsessão pelo segredo e pelo produto perfeito diminui suas oportunidades iniciais de aprendizagem, colocando você em uma enorme desvantagem inicial. É quase sempre melhor se concentrar em obter feedback de clientes reais o mais rápido possível.
Um protótipo é uma representação antecipada de como será sua oferta. Pode ser um modelo físico, uma renderização de computador, um diagrama, um fluxograma ou um documento de uma página que descreve os principais benefícios e recursos – não importa. Não precisa ser chique: tudo o que o seu protótipo tem a fazer é representar o que você está oferecendo de maneira tangível, para que seus clientes em potencial possam entender o que você está fazendo bem o suficiente para dar um bom feedback.
Para obter melhores resultados, crie seu protótipo da mesma forma que o produto acabado. Se você estiver criando um produto físico, crie um modelo tangível. Se você estiver criando um site, crie uma página da Web em funcionamento com os componentes básicos. Se você está criando um serviço, crie um diagrama ou fluxograma de tudo o que acontece no processo e, em seguida, aumente. Quanto mais realista for o seu protótipo, mais fácil será para as pessoas entenderem o que você está tentando fazer.
O protótipo é sua primeira tentativa de criar algo útil, mas não será o último. Seu primeiro será embaraçosamente ruim e incompleto, e tudo bem. Os protótipos são valiosos porque permitem que você receba um bom feedback de pessoas reais antes de investir uma enorme quantidade de tempo, dinheiro e esforço no projeto. O objetivo de um protótipo não é torná-lo perfeito: é criar rapidamente um foco tangível para seus esforços – algo que você e outras pessoas podem ver, avaliar e melhorar.
Ao mostrar seu protótipo para clientes em potencial, você receberá um fluxo constante de ideias e comentários sobre como melhorá-lo. Vale lembrar: “Ninguém, não importa o quão inteligente ou talentoso eles sejam, acerta da primeira vez. Principalmente em temas complexos e inéditos.
O ciclo de iteração é um processo que você pode usar para melhorar as coisas com o tempo. Não há nada de desperdício nas inevitáveis mudanças e revisões que eventualmente ocorram durante o processo de criação. As iterações aproximam o projeto de sua conclusão.
A premissa do processo de iteração é respondermos constantemente as perguntas: O que está acontecendo? O que está funcionando e o que não está? O que você poderia melhorar? Quais são suas opções? Quais ideias criarão maior impacto? Ao final, agir, fazer a mudança e repetir o processo.
A iteração precisa ser consistente, rápida e constante. Além disso, ademais do resultado, deve gerar aprendizado. Quanto mais rapidamente você apresentar sua solução e mais claramente definir o que procura, mais fácil será entender o feedback que você recebe e mais valor você extrairá de cada ciclo de iteração.