
IATF 16949:2016 – Entenda a importância da norma para a indústria automotiva
Quem é o IATF?
A International Automotive Task Force (IATF), grupo de fabricantes de automóveis e suas respectivas associações comerciais, foi formada para implantar melhores práticas de qualidade dos produtos entregues aos clientes em todo o mundo.
Em 3 de outubro de 2016, a IATF publicou o Sistema de Gestão da Qualidade específico do setor automotivo – o IATF 16949: 2016, que substituiu a versão anterior, o ISO / TS 16949.
O documento foi desenvolvido com uma grande colaboração de membros da IATF e inclui requisitos adicionais específicos para demandas exclusivas do setor automotivo sob um nível de certificação.
A versão mais recente representa um documento inovador com forte orientação para o cliente, com base nos comentários solicitados por organismos de certificação, auditores, fornecedores e fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
Ele serve como um requisito comum do sistema de qualidade automotiva baseado na ISO 9001 e nos requisitos específicos dos clientes do setor automotivo. A IATF 16949 enfatiza o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de qualidade orientado a processos que fornecem melhoria contínua, prevenção de defeitos e redução de variação e desperdício em toda a cadeia de suprimentos, incorporando requisitos comuns automotivos e específicos de clientes.
Principais mudanças na nova versão
A IATF 16949:2016 traz diversos itens que foram adicionados ou aprimorados, como:
– Conformidade de produtos e processos;
– Segurança do produto;
– Fatores humanos;
– Risco;
– Planos de contingência;
– Competência e treinamento;
– Ação preventiva;
– Planejamento;
– Realização do produto;
– Projeto, incluindo requisitos para software incorporado;
– Desenvolvimento de fornecedores.
A segurança do produto
Um dos requisitos que despertam atenção é o 4.4.1.2, que trata dos requisitos relativos aos níveis de treinamento e aos critérios específicos exigidos em relação à segurança do produto.
Como em todos os requisitos de competência de pessoal, as pessoas designadas para tarefas específicas precisam ter as competências necessárias para essa função. Essa competência precisa incluir as regras e regulamentos associados com a tarefa.
Os requisitos de segurança são muito específicos quanto ao que é necessário na seção 4.4.1.2 da IATF 16949: 2016. Dizem, por exemplo, que:
1. Espera-se que os fornecedores estejam cientes de todos os requisitos estatutários e regulamentares associados aos mercados de uso das peças, conforme identificados pelo cliente. O fornecedor precisa saber onde pesquisar os regulamentos para todos os países ou regiões envolvidas;
2. Os detalhes do cliente identificarão quaisquer requisitos de notificação do cliente; portanto, o conhecimento em detalhes do cliente (que podem ser ensinados por um especialista parceiro no assunto);
3. As aprovações especiais para FMEAs de projeto seriam identificadas em detalhes do cliente, consulte o item b) acima;
4. A identificação das características relacionadas à segurança do produto e seus controles será definido pelo cliente em sua definição de características especiais e controles necessários. As equipes que desenvolvem FMEAs e planos de controle precisam ter conhecimento nessas áreas dos documentos de seus clientes.
Cada item pode ser analisado de maneira a determinar o nível e fonte dos treinamentos para cada requisito de segurança. Como muitos dependem de requisitos específicos do cliente, é preciso contar com uma capacitação específica, como os desenvolvidos pelo Setec Consulting Group.
O fornecedor precisa analisar o cliente, os requisitos regulatórios associados a cada uma das partes apropriadas para o país onde o produto será vendido e as características das peças relacionadas à segurança.
Alguns clientes podem ter requisitos específicos em relação à segurança, treinamento, conhecimento e pessoal. É responsabilidade do fornecedor entender as especificidades de seus clientes, bem como, entender os requisitos relacionados à segurança do produto.
A importância do engajamento dos funcionários
Atender a todos os requisitos com eficiência e agilidade requer, além de conhecimento, envolvimento e engajamento dos funcionários.
Uma seção da IATF 16949: 2016 foi extraída diretamente da ISO: 9001 – a norma padrão para sistemas de gerenciamento de qualidade. Nela, afirma-se que a empresa deve motivar seus funcionários para alcançar os objetivos de qualidade no processo, além de criar um ambiente que promova a inovação.
A ideia por trás disso é que cada funcionário é relevante e, assim, deve estar ciente da importância de seu papel no processo. Se os colaboradores estão comprometidos com o processo, se orgulham de seu trabalho e se sentem valorizados para contribuir com ideias, a adesão ao padrão é muito mais fácil.
A IATF 16949: 2016 fornece ainda padrões para empresas de engenharia, montadoras e funcionários para fabricar e montar os melhores componentes possíveis. O processo começa com o investimento principal e termina com os requisitos para melhoria. Entre eles, há documentação, suporte e planejamento precisos.
Além disso, os requisitos gerais exigem infraestrutura, conhecimento organizacional, competência e comunicação.
As montadoras e fornecedores que aderem a esse padrão fabricam carros melhores, bem projetados, confiáveis e seguros. Quando a montadora contrata um fornecedor que segue os padrões de qualidade específicos do setor tem a garantia da entrega de melhores produtos e maior confiabilidade, impulsionando o fluxo de toda a sua cadeia produtiva.