
Entenda o papel do Scrum Master para tornar sua empresa mais ágil e competitiva
A metodologia Scrum é um framework simples para trabalhar com projetos complexos, parte das metodologias ágeis e inicialmente foi utilizada por desenvolvedores de softwares e sistemas – parte do Manifesto Ágil. Mas atualmente é adotada para diversos tipos de projetos, implantando um método de trabalho realizado a partir de pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto.
Cada ciclo de atividade é planejado previamente e se chama Sprint, composto por um período de tempo predefinido (1-4 semanas) em que as tarefas devem ser realizadas pela equipe. A metodologia Scrum permite potencializar o trabalho em equipe, acompanhar a evolução do produto, sempre com foco na qualidade da produção e nos prazos estipulados.
Dentro do framework ágil Scrum, existem três papéis cujo desempenho é fundamental para o sucesso de um projeto: o Product Owner, o Scrum Master e, claro, a equipe. O Product Owner representa a visão de negócio e do cliente; a equipe é a responsável pelo desenvolvimento do produto e, quase como um maestro, temos o Scrum Master, responsável por direcionar e facilitar as tarefas realizadas tanto pelo Product Owner quanto pela equipe.
Competências do Scrum Master
– Organização impecável
– Dedicação às entregas
– Excelente comunicação e habilidade de argumentação
– Delegar poder e agir como coach
– Liderança e gestão de pessoas
– Manter a equipe informada e motivada
– Foco no cumprimento de prazos e qualidade de projetos
– Apoiar a melhoria contínua
– Excelente planejamento
– Paciência, simpatia, empatia e resiliência
– Automotivação, autogestão e proatividade
– Ser transparente e estar sempre disponível para a equipe
– Antenado às tendências de gestão
O papel do Scrum Master
Os profissionais Scrum Master atuam como facilitadores, garantindo um ambiente propício para que a equipe Scrum possa concluir o projeto com sucesso. O Scrum Master orienta, facilita e ensina as práticas do Scrum para todos os envolvidos no projeto, remove impedimentos para a equipe e garante que os processos estão sendo seguidos.
As principais características de um eficiente Scrum Master, que vai ajudar a sua empresa a ser mais ágil e competitiva, são:
Responsável – Apesar de não assumir a responsabilidade pelo sucesso do projeto, que permanece com a equipe, cabe ao Scrum Master assumir a responsabilidade de melhorar tanto o rendimento como a qualidade das tarefas atreladas à equipe, gerindo a aplicação de regras.
Humilde – Deve ter orgulho em suas realizações, sem tomar para si o foco do sucesso de qualquer atividade. O Scrum Master humilde é aquele que percebe que o trabalho realizado não foi feito somente em primeira pessoa, direcionando assim os méritos à equipe como um todo. Ao invés de colocar suas próprias necessidades em primeiro lugar, o Scrum Master humilde está disposto a fazer o que for preciso para ajudar a equipe a alcançar os objetivos traçados.
Colaborativo – Deve trabalhar para garantir que uma cultura de cooperação exista dentro da equipe. O Scrum Master precisa fazer com que todos os membros da equipe tenham confiança e se sintam capazes de levantar questões para discussão. Deve ajudar a criar uma atmosfera de colaboração para a equipe através de suas palavras e ações. No entanto, além da modelagem de uma atitude colaborativa, deve estabelecer uma união de todos os membros envolvidos e chamar a atenção para comportamentos inadequados.
Comprometido – Deve ter o mesmo nível de comprometimento com o projeto e os objetivos da Sprint atual que os membros da equipe. O Scrum Master não deve terminar o dia com muitos impedimentos levantados pela equipe que não tenham sido solucionados ou, ao menos, mapeados para que se busque uma solução.
Influente – Deve influenciar os outros, tanto dentro como fora da equipe. Inicialmente, os membros da equipe podem precisar ser influenciados para seguir a metodologia ágil ou se comportar de forma mais colaborativa. O Scrum Master pode influenciar uma equipe para tentar novas práticas/técnicas e deve saber como exercer influência sem recorrer a um comando de controle, ao estilo mandatário.
Bem informado – Deve ter um conhecimento técnico ou específico para ajudar a equipe em busca de seu objetivo. Quanto mais conhecimento e experiência se tem sobre o funcionamento de alguma atividade, maior será a chance de ajudar a equipe em questões mais sutis e técnicas que precisem ser resolvidas.
Facilitador – Deve instigar a equipe na busca por soluções para os problemas, removendo os obstáculos e certificando-se que a equipe pode se concentrar no desenvolvimento e na entrega do produto. Deve ensinar Scrum para todos os membros, certificando-se que todas as pessoas envolvidas estão entendendo e executando as regras.
Líder servidor – Ao invés de ser uma pessoa controladora, o Scrum Master é como um líder servidor para a equipe. Ele lidera a equipe, mas de uma forma diferente à de um gerente. Liderança como servidor é ser paciente, respeitoso e altruísta para com os membros da equipe. Esse líder recorda coisas que não estão funcionando, focando na sua resolução, sem assumir a responsabilidade. Além disso, engrandece a comunicação da equipe e suas decisões. Como líder da equipe nesta definição, o Scrum Master garante padrões adequados e também ajuda o Product Owner a priorizar o Backlog (itens priorizados por valor de negócio).
Interessado em conhecer mais sobre a função do Scrum Master? Venha conhecer o treinamento desenvolvido pelo Setec Consulting Group que tanto o irá preparar para a prova de certificação quanto também o irá capacitar para aplicar os conceitos no seu trabalho diário, levando mais agilidade e competitividade para o negócio.