Entenda o impacto da TI na preparação dos times de Excelência Operacional
“Excelência operacional se alcança por meio de um longo e contínuo processo que requer, sobretudo, comprometimento. Mais do que uma aspiração, excelência é o ponto para o qual nossos passos se dirigem. Só assim seremos sempre líderes e nunca seguidores”. – Ratan Tata, presidente do Grupo Tata
Baseado no sucesso do Grupo Tata, que reúne cerca de 100 empresas em mais de 80 países e tem um faturamento anual que ultrapassa US$ 100 bilhões, a excelência operacional é uma meta que todas as empresas já deveriam estar buscando para se diferenciar no mercado. É hora de firmar um compromisso com a efetividade e o aprendizado de operar, avaliar, realizar, planejar, desenvolver, implementar e melhorar os resultados de maneira contínua e sustentável e, ao final, atingir resultados além das expectativas.
O conceito de excelência operacional envolve uma mudança na cultura organizacional, integrando todos os setores da organização, o que faz com que seja necessário o alinhamento de todos os sistemas de informação com os objetivos estratégicos, integrando funções e processos para tomadas de decisão mais assertivas.
Nesse cenário entra em cena a TI, que deve assumir um papel estratégico alinhando infraestrutura, aplicativos, informações e pessoas, entregando mais valor a partir do momento em que atende as seguintes necessidades do negócio:
- A empresa precisa produzir mais rápido e com qualidade
- Os aplicativos devem refletir as necessidades do negócio e dos diversos departamentos
- A infraestrutura deve permitir a execução adequada dos aplicativos para gerar as informações necessárias e reduzir os riscos
- Os colaboradores devem ter flexibilidade e mobilidade para desempenharem suas tarefas onde, quando e como for mais eficiente
Se antes o principal papel da área era construir, desenvolver e operar infraestruturas para otimizar processos, a TI estratégica agora precisa definir novas maneiras de trazer valor ao negócio, conectando pessoas e tecnologias, entregando ferramentas de compartilhamento de dados que permitam acesso rápido e seguro a qualquer informação, seguindo requisitos de segurança. Assim, é possível criar uma visão única dos objetivos e metas da organização entre todos os setores.
Uma visão holística
Com uma abordagem holística, entendendo o todo e cada uma das partes, a TI levará a melhores resultados do que com iniciativas focadas num único aspecto. A atuação holística do profissional de TI é essencial para que esse setor se posicione de maneira estratégica. É importante que esse direcionamento da área tenha em foco o dinamismo e a proatividade para trazer respostas preditivas e rápidas às demandas do negócio.
A abordagem deve abranger o porquê (do valor de compreensão), qual (a estratégia) e como (gerir) as principais decisões que vão apoiar a mudança na cultura organizacional e a adoção do conceito de excelência operacional. Mas como alinhar a TI e os negócios?
1 – Conhecendo a empresa
Usar somente o conhecimento técnico não é suficiente para ter uma atuação estratégica. É importante conhecer o mercado e a área de atuação do negócio para saber quais atitudes serão diferenciais nesse setor, e também entender as necessidades dos usuários internos. A área de TI deve pensar de maneira muito crítica e certificar-se de ter uma compreensão total de cada necessidade antes de tomar uma decisão.
2 – Criando uma visão tecnológica
Após compreender quais são essas necessidades, é preciso avaliar a capacidade da infraestrutura atual e gerar uma visão de como a TI pode auxiliar na integração de todos os setores.
3 – Identificando os pontos fracos
É preciso buscar e listar todas as lacunas encontradas entre o estado atual da infraestrutura de TI e o idealizado e, assim, priorizar os pontos que devem ser trabalhados, incorporando, ou não, novas tecnologias.
Com a presença de uma TI estratégica, a empresa pode estruturar e implementar um programa de excelência operacional, definindo o melhor caminho a ser seguido para alcançar as metas estabelecidas e proporcionar o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua e crescimento sustentável.
Quando a excelência operacional é atingida, a empresa passa a funcionar com total foco em resultados, com todos os colaboradores engajados, empenhados e dedicados ao trabalho. Além disso, as equipes de trabalho passam a apresentar diversas oportunidades de ampliar sua atuação e melhorarem o seu desempenho de maneira gradativa.