Design Thinking na construção de um RH inovador, os método de aplicação e impactos
O Design Thinking reúne métodos e processos que visam superar desafios com foco na experiência do cliente ou do usuário. É uma abordagem estruturada que privilegia a empatia, criatividade e a usabilidade, e pode ser aplicado em qualquer departamento dentro de uma empresa e, na área de Recursos Humanos, por exemplo, pode ser o caminho para um RH inovador.
A implementação dessa nova abordagem é uma grande tendência para as organizações, e não apenas para o desenvolvimento de produtos ou a experiência do cliente. O Design Thinking para RH está crescendo em popularidade e aplicação e o seu uso pode fazer uma grande diferença.
O Design Thinking traz uma abordagem inovadora que mudará a maneira como as equipes de RH agregam valor, organizam o trabalho e encontram soluções, transformando o setor de um “desenvolvedor de processos” em um “arquiteto de experiência”. Ele capacita o RH a reimaginar todos os aspectos do trabalho: o ambiente físico; como as pessoas se encontram e interagem; como os gerentes gastam seu tempo; e como as empresas selecionam, treinam, envolvem e avaliam pessoas.
Segundo nosso Diretor Gilberto Strafacci, “o Design Thinking propõe que um novo olhar seja adotado ao se endereçar problemas complexos, um ponto de vista mais empático que permita colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto e gerar resultados que são mais desejáveis para elas, mas que ao mesmo tempo sejam tecnicamente possíveis de serem transformados em realidade e viáveis de serem sustentados no contexto organizacional. É uma abordagem focada no ser humano que vê na multidisciplinaridade, na colaboração e na tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras”.
Redesenhando experiências
Com o Design Thinking, um RH inovador pode redesenhar a experiência dos funcionários. Você pode aplicar técnicas, métodos para criar inovações internas centradas no ser humano que podem resolver problemas reais e beneficiar seus funcionários no dia-a-dia e em momentos críticos, seguindo a estrutura abaixo:
– Empatia: aprenda sobre seu público – que problemas os usuários enfrentam?
– Definição: construa um ponto de vista com base nas necessidades do usuário, defina o principal problema que você deseja resolver.
– Ideação: encontre soluções criativas e escolha as melhores ideias.
– Protótipo: crie uma representação de suas ideias e um design de protótipo.
– Testes: teste ideias e protótipos com usuários reais.
O Design Thinking começa com “a declaração do problema”, e o mais indicado é começar essa discussão com um verbo, como “criar” ou definir”, por exemplo. Os participantes precisam estar relacionados ao problema que as equipes de Design Thinking desejam corrigir. O uso de técnicas de storytelling permite que os especialistas reúnam facilmente histórias ricas de experiências da vida real dos participantes. Em seguida, a equipe de Design Thinking encontra soluções com base na declaração do problema. O brainstorming faz parte desse processo e todas as ideias são aceitas. Em seguida, as ideias são organizadas em categorias (diagrama de afinidade) e os dados das atividades de coleta de informações são analisados.
A hora e a vez do RH inovador
A inovação é um recurso que o RH precisa desenvolver para se adaptar a um ambiente com um ritmo acelerado, em que as soluções precisam ser projetadas de fora para dentro, para entender as necessidades de clientes e clientes internos.
O Design Thinking pode ser usado em todas as tarefas do RH, desde a seleção e recrutamento de funcionários em potencial, atribuindo-os a funções específicas, encontrando oportunidades para transformá-los em novas funções e, finalmente, retendo e desenvolvendo pessoas que vão se transformar em recursos inestimáveis para a empresa.
Desde o início da jornada, o Design Thinking permite entender como o candidato ideal procura um emprego, o que ele usa para avaliar e comparar empresas e oportunidades. Candidatos agora querem passar por processos de recrutamento sem atrito e também aprender mais sobre a empresa e perspectivas de crescimento.
Em estágios posteriores, o Design Thinking fornece informações sobre o que o colaborador deseja e precisa, sua experiência ao longo do caminho, os pontos de contato que permitem criar uma experiência melhor e as estratégias para manter totalmente engajados os melhores recursos e implantar uma cultura de inovação na empresa.
“Com o Design Thinking buscamos formas de construção mais colaborativas, criativas e centradas no ser humano e essa abordagem se adequa à realidade do RH inovador por possibilitar a resolução de problemas complexos de forma inovadora e capaz de gerar valor para o usuário, conhecendo mais a fundo a realidade das pessoas através da empatia com uma profunda imersão na realidade do usuário”, ressalta Strafacci.
Da experiência de recrutamento, passando pela experiência do desenvolvimento profissional, e também melhor colaboração e mais agilidade na inovação, com o Design Thinking é possível construir uma empresa mais eficiente e centrada no ser humano.