
Encontre o equilíbrio entre a conformidade e a melhoria contínua
O que você considera mais importante para o seu negócio: cumprir as normas e regulamentações do setor ou melhorar a eficiência e a lucratividade de suas operações? Será que não é possível ter um equilíbrio entre os dois cenários? Afinal, a melhoria contínua é um meio de obter qualidade e a conformidade é um meio de documentá-la – dois lados da mesma moeda.
Muitos líderes de negócio acreditam que não é tão simples equilibrar “cara ou coroa”. Principalmente em indústrias altamente regulamentadas, o custo da não conformidade é geralmente maior que o custo de oportunidades perdidas por conta de melhorias incrementais nos processos. Mas a verdade é que conformidade e melhoria contínua podem e devem estar alinhadas, mesmo nas indústrias mais fortemente regulamentadas, como farmacêutica, alimentícia, aeroespacial e de defesa.
Para as empresas, a avaliação da conformidade induz à melhoria contínua da qualidade. Assegurar a qualidade dos seus produtos, processos ou serviços, leva a maior produtividade e ao aumento da competitividade.
A melhoria contínua é uma parte essencial da excelência operacional para aumentar o desempenho dos processos operacionais usados na criação de produtos ou serviços. Estratégias e técnicas de aprimoramento, como PDCA, Lean, Seis Sigma e outras, têm sido aplicadas de forma incremental por muitas empresas há anos, com ótimos resultados.
No entanto, quando se trata de programas de conformidade como qualidade, segurança, ambiental e regulatório, muitas empresas têm menos certeza sobre como melhorar o desempenho desses processos e muito menos melhorar a sua eficiência. Com o aumento da demanda de conformidade proveniente de regulamentos governamentais, padrões do setor e políticas e padrões internos, isso representa um desafio assustador para muitas organizações acompanharem e também para melhorar suas políticas de conformidade.
A conformidade faz parte de tudo o que uma empresa faz
Muitas empresas contam uma variedade de programas dedicados à conformidade, geralmente conduzidos por requisitos regulamentares, embora para muitos sejam os padrões específicos do setor que ocupam a maioria de seus recursos de conformidade.
A conformidade tem um papel fundamental para garantir que as empresas não saiam da linha, o que resultaria em perda de margens, perda de clientes, perda de confiança e talvez até perda de negócios. Para fazer isso de forma eficiente, é necessário conhecimento, habilidade, competência e sistemas de suporte que funcionem de maneira a manter sempre as empresas no caminho certo. As empresas precisam manter a excelência operacional na forma como lidam com a conformidade.
Além disso, quando pensamos em melhoria contínua, o foco da excelência operacional deve ir além do modelo tradicional de melhoria baseado em eventos, em direção a uma mudança de longo prazo na cultura organizacional. As empresas em busca da excelência operacional fazem duas coisas de forma bem diferente das outras empresas: gerenciam sistematicamente seus negócios e processos operacionais e investem no desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua.
Conformidade e melhoria contínua
A excelência operacional se manifesta através do desempenho integrado entre receita, custo e risco. A partir dessa definição, é possível imaginar a excelência operacional expandindo-se para incluir riscos, um foco essencial de conformidade.
Até que isso aconteça, as empresas devem fazer da “excelência em conformidade” uma prioridade para apoiar seus objetivos de qualidade, segurança, meio ambiente, segurança e regulamentação. Isso envolverá a aplicação de melhoria contínua, a eliminação de desperdícios e a variabilidade, mas também a redução de riscos. Este último item requer habilidades e capacidades de gerenciamento de riscos que até agora não estavam no radar das iniciativas de excelência operacional, mas são essenciais para a conformidade.
Encontrando o equilíbrio
Os fabricantes desenvolveram uma série de diferentes metodologias de melhoria contínua: Kaizen, Seis Sigma, Lean, entre outras. Com o tempo, os adeptos aprimoraram cada uma delas. É provável que sua empresa use uma ou outra, ou uma mistura, em suas próprias operações.
Embora cada metodologia varie em seu foco e escopo, todas compartilham uma única característica: cada método ajuda os profissionais a identificar áreas de ineficiência para implementar soluções em ciclos de melhoria cada vez mais rigorosos.
Esses ciclos são contínuos. Não há um ponto final para a melhoria contínua, apenas progresso gradual e cumulativo. A melhoria contínua valoriza fundamentalmente a mudança enquanto a conformidade valoriza a consistência e aderência dos processos.
As empresas precisam demonstrar que estão cumprindo os requisitos legais e mantendo a conformidade enquanto constroem uma cultura de melhoria contínua. Embora possa ser um desafio fazer as duas coisas, as funções, ações e dados são semelhantes – os dois lados da mesma moeda.
Os especialistas do Setec Consulting Group, um dos maiores grupos de consultoria e treinamento da América Latina, estão prontos para ajudar a sua empresa na jornada rumo ao equilíbrio entre conformidade e melhoria contínua.