
Design Thinking na prática: um rápido case de aplicação
Grandes marcas como Apple, Google, Netflix, Samsung, entre muitas outras, já adotam a abordagem do Design Thinking e aplicam técnicas centradas no ser humano, que usam muita criatividade e inovação, para lançar novos produtos e realizar novos negócios. Mas apesar de muito falado, como seria um caso na prática?
Bom antes de qualquer coisa precisamos contextualizar: O Design Thinking busca entender um usuário específico, suas dores e necessidades, desafiar ideias estabelecidas e identificar estratégias e soluções alternativas para resolver problemas, de forma a desenvolver uma experimentação contínua por meio de esboços, protótipos, testes e criação de novos conceitos e ideias. Se você precisa de ajuda para escrever sua Hausarbeit schreiben lassen , pode contar conosco.
Vejamos o caso sobre a jornada de se ver um filme em casa. Nos primórdios, ir até a Blockbuster para alugar os mais recentes lançamentos em vídeo ou DVD era um passeio de família, mas que no fundo era um desperdício. Na época, a Netflix surgiu como um serviço que entregava os filmes aos clientes diretamente ou pelo correio – um modelo inovador (e pouco utilizado, dado à dificuldade logística) até que as empresas de TV por assinatura passaram a oferecer filmes sob demanda. Mas a dor do cliente estava visualizada.
A forma com que as empresas responderam a esta dor definiu o futuro de cada uma delas. Enquanto a Blockbuster manteve seu modelo negócios, a Netflix buscou (na linha de Design Thinking) um novo caminho e se tornou um site de streaming sob demanda, atendendo diretamente às necessidades e expectativas de seus clientes, que desejavam a comodidade de continuar recebendo seus filmes em casa.
Enquanto isso, a Blockbuster… desapareceu do mercado.
Motivos para investir no Design Thinking
Como o foco do Design Thinking é buscar maneiras inovadoras para atender às necessidades dos clientes, empresas orientadas para o design, normalmente, já contam com processos para envolver e encantar o cliente. Estudo da Adobe mostra que 78% das empresas que priorizam o design têm processos para criar novas ideias para melhorar a experiência do cliente; e 83% contam com sistemas para testar novas ideias com seus clientes.
Manter o foco no cliente contribui para aumentar sua fidelidade, e, consequentemente, a empresa consegue conquistar uma maior participação no mercado. No estudo da Adobe, metade das empresas afirmam que o Design Thinking torna seus clientes mais satisfeitos; e 41% delas afirmam que aumentaram sua participação no mercado após adotarem práticas avançadas de design.
O Design Thinking, que busca encontrar soluções e orientar ações para resolver problemas, está ligado na construção de novas ideias e na criação de um futuro melhor, em que os produtos realmente atendam aos desejos e melhorar a qualidade de vida das pessoas e, por que não, do planeta.
Além disso, o Design Thinking reduz riscos e custos, melhora a velocidade de lançamento de novos produtos e contribui para deixar o funcionário também mais satisfeito. Em uma época que a empatia é uma competência cada vez mais valorizada, o design contribui para a empresa realizar uma abordagem mais humana, centrada na experiência do cliente e, com isso, oferecer produtos e serviços que impactem positivamente no cliente.
O Setec Consulting Group capacita os profissionais tanto em Design Thinking como em outras ferramentas da Trilha PIMC (Professional Innovation Master Certified), para que seja possível ajudar empresas a criarem produtos, serviços e modelos de negócios que atendam às necessidades dos clientes. Fale conosco e saiba como estimular sua equipe a sempre inovar.