Desafios dos profissionais de gestão da inovação
O processo e a gestão da inovação muitas vezes envolvem desafios. Geralmente, é necessário que haja um ambiente específico para que as pessoas envolvidas sejam incentivadas e capacitadas a gerar ideias livremente – ideias que podem realmente levar os projetos adiante. As ferramentas certas também devem estar presentes para que o processo inovador ofereça o máximo valor possível.
A inovação é um fator importante em termos de crescimento e sucesso organizacional. Gerar uma cultura de inovação em sua empresa hoje é uma iniciativa crítica, mas, apesar disso, muitas empresas enfrentam desafios internos que atrasam o processo inovador, como implantar um processo de gestão da inovação que realmente envolva uma estratégia que contemple os objetivos de negócio.
Um número significativo de novos programas de inovação corporativa parece ser feito sem uma estratégia clara de inovação. Essas iniciativas tendem a ser de baixo comprometimento e baixo custo. Eles podem incluir treinamentos de inovação pontuais e sprints de projeto isolados. Em geral, eles são iniciados como um meio de despertar o interesse da gerência sênior e obter apoio para programas maiores – que é o verdadeiro desafio.
Um dos grandes desafios dos profissionais de gestão da inovação é que, sem poder demonstrar o impacto comercial de suas iniciativas – o ROI (Return on Investment), é difícil justificar as pessoas, o tempo e os recursos que estão sendo alocados para esses programas iniciais.
Se você está lançando iniciativas de base, precisa garantir que elas estejam alinhadas com a estratégia de crescimento da organização. A inovação deve ser apresentada como um dos muitos caminhos para ajudar a empresa a alcançar esses objetivos.
Compartilhando objetivos
Outro desafio enfrentado pelos profissionais de gestão da inovação é em relação à forma de comunicar os objetivos das iniciativas de inovação, de maneira clara e engajadora. A nossa experiência aponta a importância do envolvimento da alta gerência nas iniciativas de inovação e maior suporte aos profissionais de gestão da inovação.
Os líderes precisam incentivar e apoiar o gestor para que os projetos sejam bem-sucedidos e para que ocorra uma quantidade maior de inovações. Tanto para os colaboradores quanto para o gestor da inovação o interesse manifestado pela liderança faz com que a motivação e o engajamento sejam maiores.
O envolvimento pode ser tão simples quanto um pequeno acompanhamento de cada projeto iniciado. Como está indo o projeto, existem avanços? As pessoas gostam de falar sobre as suas realizações. Iniciar uma conversa sobre os desafios que o colaborador enfrentou durante o processo de desenvolvimento de uma nova ideia pode induzir a novos padrões de pensamento. Todos devem estar cientes do status do processo e dos requisitos para impulsionar uma cultura de inovação.
Controlando a mudança
Os profissionais de gestão da inovação também devem ter no radar a “quantidade” necessária de controle. Embora isso possa parecer contraditório com o incentivo à criatividade, um certo controle faz sentido. Por controle, queremos dizer orientações, pressões e encorajamento para buscar e abraçar a inovação. Para mudar o comportamento e as práticas dos funcionários de uma organização, essas formas leves de controle são necessárias. Sem ter alguém incentivando a sua implementação, potenciais inovações podem facilmente não passarem de ideias. É preciso encontrar uma forma de controle que direcione e incentive mudanças, mas que não restrinja a criatividade.
O gestor da inovação também precisa mostrar aos líderes que eles estão errados quando acreditam que a inovação será mais um obstáculo do que uma ajuda na empresa quando se trata do foco dos funcionários, temendo que a inovação os distraia de suas tarefas diárias. Como resultado, os funcionários não têm poder para inovar. Os colaboradores precisam da liberdade para correr riscos e / ou tentar novas ideias, mas essa inovação interna não pode ser realizada sem o apoio de gerentes e outras lideranças.
E também cabe ao gestor da inovação entender que quando os funcionários se sentem capacitados, também querem se sentir motivados. A motivação dos funcionários em prol da inovação pode ocorrer de várias formas, incluindo concursos, programas de incentivo para novas ideias ou simplesmente um tempo reservado para a inovação.
Para ajudar a superar esses desafios, oferecemos diversos treinamentos na área de Inovação. É curioso perceber que apesar deste tema ser bastante abordado pela mídia, pelas empresas, pelas universidades e pelo governo, ele ainda é pouco aprofundado, o que provoca dúvidas nos profissionais como: “Todas as empresas precisam inovar? Como é feita a inovação? Existe fórmula para a inovação? Quais os tipos de inovação e qual é a melhor?”.