
Conheça os cinco passos para implementar o APQP – Planejamento Avançado da Qualidade do Produto
Consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos produtos, que também precisam ser inovadores e lançados com maior rapidez. Para atender a essa realidade, designers de produtos precisam estar à frente dessas necessidades. Levar anos para desenvolver um novo produto, pode torná-lo obsoleto em muito pouco tempo, então, para atender a essa demanda, é necessário investir em um plano de controle e planejamento avançado da qualidade do produto (APQP).
O APQP reduz o tempo de desenvolvimento de um produto e aumenta as habilidades de design e desenvolvimento, além de atender aos requisitos exigidos pelos clientes, padronizando processos e melhorando a qualidade dos produtos.
Por meio de uma série de técnicas desenvolvidas pela AIAG (Automotive Industry Action Group), do qual fazem parte empresas como Ford, General Motos e Chrysler, ele tem como objetivo atender às necessidades e melhorar a satisfação do cliente por meio da melhoria contínua de processos e qualidade.
Quais as fases do APQP?
O APQP é composto por cinco fases. Em cada uma delas há atividades distintas, chamadas de Elementos, que precisam ser concluídas para que o passo seguinte seja dado.
1. E PLANEJAMENTO é o primeiro passo. É preciso planejar e definir todas as atividades que devem ser realizadas e conciliar o que o cliente espera de um novo produto, com o que será entregue pela empresa. É aqui que os detalhes do projeto e todos os custos são detalhados.
Durante essa fase, três elementos-chave devem ser buscados: focar na voz do cliente, traçar metas de qualidade confiáveis e analisar projetos anteriores para entender erros cometidos, buscar dados de referências e determinar os requisitos de design.
2. O segundo passo é o processo de DESENVOLVIMENTO do produto, ou seja, transpor as informações já coletadas em um projeto válido, especificando os materiais que serão utilizados, requisitos necessários e com a criação de um protótipo. Nesta fase, é também, o momento de analisar a viabilidade do protótipo, criar um fluxograma dos processos necessários para a produção e criar um projeto de fabricação, que analise possíveis impactos e problemas de produção.
Essas duas primeiras fases se aplicam às empresas de design de produtos. Já as demais fases, são voltadas para a manufatura. Mesmo que digam respeito a tipos de empresas diferentes, todas as fases precisam estar alinhadas para que nada dê errado.
3. O terceiro passo é o momento de VERIFICAR se o processo de produção atende a todos os requisitos, com a criação de uma matriz de características, que permita que a empresa entenda os conceitos, características e parâmetros para a fabricação do produto. É nesta fase que planejamos e implementamos um fluxograma e um layout da planta, considerando a adequação dos pontos de inspeção, manuseio e armazenamento, bem como o estabelecimento e aplicação de controles e instruções de trabalho, necessárias, conforme o plano de controle de pré-lançamento.
4. O quarto passo é o de VALIDAÇÃO de produto e processos. Nesta fase é necessário realizar um estudo preliminar de capacidade, que deve ser feito levando em consideração a voz do cliente. Esse é o momento da aprovação do produto e do planejamento de qualidade que deve ser acompanhado por fluxogramas de processos, planos de controle, instruções, monitoramento e métricas que serão seguidas durante a produção.
5. Por fim, chegamos ao quinto passo, é a fase onde ocorre a RETROALIMENTAÇÃO, AVALIAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA, com a criação de um plano de controle de produção e um relatório de melhores práticas que possam ser seguidas em processos futuros. A partir daí já é possível lançar o produto, avaliar se ele realmente atendeu as expectativas dos clientes e, caso seja necessário, realizar ações corretivas.
O foco do APQP é estabelecer requisitos que possam ser usados por toda a cadeia de suprimentos para reduzir o risco de produção de componentes com especificações incorretas, ou que não atenda às necessidades do consumidor. Para aprender mais sobre métodos ágeis e como realizar um APQP de forma mais eficiente, entre em contato com o Setec e conheça nossos cursos.