Conheça o impacto de atividades inovadoras de team building
Líderes querem contar com equipes integradas e colaboradores engajados. Saiba como atingir esse objetivo com atividades de team building
Cada vez mais as empresas estão investindo em atividades inovadoras de team building para aumentar o espírito de equipe e de colaboração entre os funcionários. Uma plataforma online que conecta empresas com prestadores de serviços identificou um aumento de mais de 100% no interesse pela contratação desse tipo de serviço nos dois primeiros meses de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018.
Mas o que tem levado as empresas a buscarem essa atividade? Em primeiro lugar, muitas empresas já comprovaram que treinamentos muito específicos e técnicos não são mais tão eficientes.
Atualmente o compartilhamento de conhecimento e a colaboração são fundamentais para o sucesso dos negócios. Mas essa cultura de compartilhamento e de colaboração só pode ser implementada em um ambiente onde confiança e comunicação estejam presentes e, por isso, tem crescido a busca por atividades inovadoras para melhorar a eficiência dos programas de desenvolvimento profissional.
Lidando com fatores emocionais e comportamentais, as atividades de team building, realizadas geralmente fora do local de trabalho, envolvem experiências que podem ir desde subidas em paredes de escalada e canoagem, passar por cozinhar em equipe até chegar a desafios em “Scape Room”, onde os participantes precisam decifrar enigmas com o objetivo de abrir a porta de saída, estimulando a integração, a comunicação e o trabalho em equipe. Esse tipo de desafio também ajuda a identificar a liderança e as competências pessoais e do grupo.
Essas informações sobre liderança e competências passam a gerar inteligência de negócio quando são transformadas em insights com o uso do MAPPE (Método de Avaliação de Perfil e Performance de Equipe), com a auto avaliação da equipe, conduzida por um dos nossos especialistas, que vai identificar oportunidades de melhoria, traçar um plano de ação e o perfil da equipe baseado nos arquétipos de Jung, assim relacionando o assessment do grupo com o individual.
O fator emocional
O treinamento baseado em atividades de team building tem como objetivo fomentar o espírito de equipe, reforçando e desenvolvendo o conhecimento e coesão entre funcionários de uma empresa. E também promove o autoconhecimento, já que permite que os participantes explorem situações que forçam autoconfiança e superação.
As atividades devem ter um conteúdo fortemente emocional para que sejam consideradas experiências únicas e inesquecíveis, aliando conceitos que fazem parte de programas de integração ou de desenvolvimento. Isso ajuda a motivar, integrar e engajar os funcionários, aumenta a compreensão dos processos e resultados e facilita a retenção da memória. A partir dessas experiências, segundo especialistas, a probabilidade de um funcionário aplicar o que aprendeu na prática é muito maior.
Mas não se deve esquecer que o aspecto lúdico-emocional é apenas um facilitador da aprendizagem, sendo imprescindível garantir o componente andragógico e profissional, e que o conteúdo deve estar relacionado ao dia a dia dos participantes.
Benefícios do Team Building
Maior engajamento
As atividades de team building fazem com que cada um dos participantes perceba a sua importância para a realização das tarefas e o seu papel dentro da equipe, e ofereça seus conhecimentos e habilidades para a busca de inovadoras soluções de problemas.
Maior motivação
Funcionários motivados são mais produtivos, produzem com mais qualidade, são mais colaborativos, responsáveis e leais à empresa, além de atenderem melhor o cliente.
Melhor comunicação
Uma boa comunicação entre as equipes e entre os membros de uma equipe é fundamental para a implantação de uma cultura de compartilhamento e de colaboração.
Maior integração
As atividades também estimulam vínculos entre os participantes, melhorando as relações interpessoais entre os colegas de trabalho.
Não cometa esses erros
O seu objetivo é criar equipes motivadas e engajadas, certo? Então especialistas da Endeavour apontam três erros que podem pôr tudo a perder:
1 – Se posicionar como chefe
Um bom CEO deve estar sempre incentivando e colaborando com a sua equipe. Simplesmente dar ordens não vai motivar e agregar a sua equipe, muito pelo contrário. É preciso escutar, dialogar e fomentar uma cultura de colaboração que gere as melhores soluções.
2 – Restringir a criatividade
Muito cuidado para não estrangular a capacidade criativa de seus funcionários com muitas regras e processos engessados. Processos são importantes, mas é preciso ter agilidade para, sempre que necessário, adaptar processos e para que seus funcionários possam sempre criar novas soluções para as situações que surgirão ao longo de sua trajetória.
3 – Procurar culpados
Claro que é preciso saber quem fez o quê para avaliar o desempenho dos funcionários. Mas, na hora do problema, o foco deve estar na solução, e não em achar culpados. Quando o foco está na solução, muitas vezes o “culpado” pode encontrar uma forma de trabalhar duro para reverter o quadro e contribuir para a empresa. Além disso, quando o clima dentro de uma empresa é amistoso e respeitoso, um problema pode até ser uma grande oportunidade para sua equipe inovar e construir novas soluções, alavancar seu potencial coletivo e surpreender.
O Setec Consulting Group tem uma parceria exclusiva com o espaço Escape60, o que permite desenvolver programas diferenciados, vivenciais e inovadores, integrando experiência prática, gamificação e conteúdos fora da caixa. Conheça essa nova proposta de atividades de team building.