Fortalecendo equipes: Veja como a Setec usa o Escape60 para ajudá-lo a alcançar metas
Você teria coragem de ficar preso em uma sala junto com seus colegas de trabalho e, em um ambiente totalmente interativo, ser desafiado a decifrar enigmas, por meio de dicas e objetos, para conseguir sair antes que termine o prazo estipulado de 60 minutos? Sim, você teria coragem? Então bem-vindo ao Escape60, uma experiência desenvolvida inicialmente para ser uma brincadeira entre amigos e que se transformou em uma poderosa ferramenta de avaliação e capacitação de equipes profissionais de diversas empresas.
Nesse desafio corporativo, acompanhado por facilitadores, instrutores e líderes de RH, o objetivo é estimular o engajamento e a integração entre as equipes, a comunicação, a liderança, as competências para soluções de problemas, a inovação e a ideação. Não há, no entanto, uma fórmula exata para o bom desempenho dos jogadores, já que as competências são desenvolvidas ao decorrer do jogo – e tudo depende das pessoas com quem se está jogando.
Durante a experiência, os jogadores têm de decifrar uma série de códigos, enigmas e segredos para escapar do local e demonstrar suas competências individuais e de equipe. Todos os movimentos e o desempenho do grupo são observados e avaliados na sala de monitoramento, por meio das câmeras instaladas em cada sala do Escape60. Ao término do período de 60 minutos, se a equipe tiver desvendado o enigma, sai da sala com o trabalho finalizado. Mas, os desenvolvedores dos desafios avisam que os enigmas são pensados para que apenas cerca de 20% dos grupos consigam sair das salas.
O RH inovador
Para o RH, esse tipo de atividade vem de encontro à necessidade de inovar a forma de desenvolver competências e analisar perfis, “escapando” dos treinamentos tradicionais, e oferecendo atividades de team building – uma experiência de alto impacto com experiências realistas que visam melhorar as relações de trabalho em equipe de modo a que todos estejam alinhados aos objetivos do negócio.
Líderes de RH sabem que para inovar precisam investir na comunicação e engajamento das equipes. As pessoas que trabalham em um departamento precisam pensar da mesma forma e estarem dispostas a inovar. Um dos caminhos para isso é compartilhar informações, o grande diferencial. Quem leva a informação muitas vezes consegue trazer algo de novo que pode ser adaptado para a rotina, ou seja, o conhecimento precisa fluir. Essa cultura de compartilhamento e de colaboração só pode ser implementada em um ambiente onde a confiança e comunicação estejam presentes e, por isso, tem crescido a busca por atividades inovadoras para melhorar a eficiência dos treinamentos.
O treinamento baseado em atividades de team building, como as desenvolvidas no ambiente Escape60, têm como objetivo fomentar o espírito de equipe, reforçando e desenvolvendo o conhecimento e coesão entre funcionários de uma empresa. E também promove o autoconhecimento, já que permite que os participantes explorem situações que forçam autoconfiança e superação.
As atividades devem ter um conteúdo fortemente emocional para que sejam consideradas experiências únicas e inesquecíveis, aliando conceitos que fazem parte de programas de integração ou de desenvolvimento com emoções. Isso ajuda a motivar e engajar os funcionários, aumenta a compreensão dos processos e resultados e facilita a retenção na memória. A partir dessas experiências, segundo especialistas, a probabilidade de um funcionário aplicar o que aprendeu na prática é muito maior.
Engajamento e inovação
Os cenários no Escape60 podem ser adaptados conforme as necessidades ou objetivos das empresas. No workshop de Inovação e Ideação, desenvolvido pelo Setec Consulting Group, aproveitamos o ambiente desafiador do Escape60 para estimular a criatividade e a inovação, com ferramentas vivenciais que envolvem uma série de trabalhos criativos e hands-on, com módulos de treinamento que integram experiência prática, gamificação e conteúdo fora da caixa.
Após a vivência, elaboramos relatórios com a análise de comportamento, traço de perfis e feedback da atividade, traçando perfis individuais, análise das habilidades de cada participante e indicando um trabalho de aprimoramento do talento humano mais aprofundado.
Essas informações sobre liderança e competências passam a gerar inteligência de negócio quando são transformadas em insights com o uso do MAPPE (Método de Avaliação de Perfil e Performance de Equipe), com a auto avaliação da equipe, conduzida por um dos nossos especialistas, que vai identificar oportunidades de melhoria, traçar um plano de ação e o perfil da equipe baseado nos arquétipos de Jung, assim relacionando o assessment do grupo com o individual.
Contamos com uma parceria exclusiva com o Escape60 e oferecemos workshops exclusivos para funcionários do RH de nossos clientes, no qual eles podem discutir com outros profissionais as possibilidades do uso das salas e dos desafios, workshop de Inovação e Ideação, entre outros, onde os participantes irão aprender e aplicar de maneira prática as ferramentas de criatividade e ideação disruptiva.
Também oferecemos o workshop de Team Building com MAPPE (clique aqui e assista ao vídeo explicativo), onde os participantes irão fazer a conexão entre os desafios do dia a dia da equipe e a sala da qual precisam escapar, com base no briefing desenvolvido pelo consultor da Setec junto ao RH da empresa. Esse briefing é que irá apontar as competências necessárias para serem trabalhadas no team building e o direcionamento das dinâmicas.