
Coluna Um passo à frente – Março/2019
De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo“ na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade.
Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente“, Jeannette traz informações sobre o que está acontecendo no mundo em relação à Qualidade, Gestão Ambiental e Inovação, fala de novidades e destaques que todo gestor precisa saber!
Empresas automotivas entre as mais inovadoras do mundo
Sete empresas que atuam na indústria automotiva estão na lista das 100 mais inovadoras do mundo, de acordo a publicação da Clarivate Analytic.
A fabricante de componentes Aisin, a Bridgestone, a chinesa BYD, a Honda, a produtora de sistemas de direção Jtekt, a Nissan e a Toyota.
Para mais informações, clique aqui.
A cada quatro carros vendidos, um fica em São Paulo
Em 2018, São Paulo foi mais uma vez o Estado com maior número de licenciamentos do País, com 232.432 veículos vendidos. O volume de carros na cidade representa 26,6% do mercado nacional, sendo assim, a cada quatro carros vendidos, um fica em São Paulo.
Em BH 363.456 unidades foram licenciadas em 2018, 75% de todos os veículos vendidos no Estado de Minas Gerais (480.406). O Paraná aparece como o terceiro maior mercado do Brasil. Em quarto lugar ficou com o Rio Grande do Sul, com 14.827 unidades e, em quinto, o Rio de Janeiro (134.643).
Para mais informações, clique aqui.
Boeing testa carro voador
A Boeing concluiu o primeiro teste de sua aeronave autônoma. A primeira decolagem, que não durou mais do que alguns segundos, aconteceu no dia 23/03, nos EUA.
Chamada de PAV (veículo aéreo autônomo de passageiros), a aeronave possui duas asas, uma hélice na parte traseira, nenhuma turbina e decola de forma nada tradicional: na vertical.
Segundo a empresa, a aeronave é capaz de voar por 80,5 quilômetros. O veículo foi construído pela Aurotra Flight Science a pedido da Boeing NeXt.
Para mais informações, clique aqui.
ISO 56003 – Gestão de Inovação
A ISO 56003, Gestão de Inovação – Ferramentas e métodos para a parceria em inovação – Orientação – visa fornecer às organizações diretrizes e processos que lhes permitam obter o máximo de seus projetos de inovação. Ela possui uma abordagem estruturada para companhias que buscam firmar uma parceria de inovação com outra empresa. Isso ajuda a decidir não apenas se vale a pena colaborar com outras organizações em seu projeto de inovação, mas também como selecionar os parceiros certos, se alinhar e chegar a um entendimento comum.
O relatório técnico ISO / TR 56004, Avaliação de Gestão da Inovação – Orientação, ajudará as organizações a revisarem de maneira eficaz seus processos de gestão da inovação, para que possam melhorá-las continuamente e ter um desempenho ainda melhor. Além disso, a próxima ISO 56002, Gerenciamento de Inovação – Sistema de Gerenciamento de Inovação – Orientação, oferecerá dicas para o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema real de gerenciamento de inovação.
As normas ISO 56003:2019 e ISO / TR 56004:2019 foram desenvolvidas pela ISO / TC 279, Gestão de Inovação, cujo secretariado é mantido pela AFNOR, membro da ISO na França.
Para mais informações, clique aqui.
#Trashtag Challenge
Um desafio online está estimulando as pessoas a recolherem o lixo de locais públicos. No desafio, chamado #Trashtag Challenge, os participantes escolhem um local poluído, limpam e postam fotos mostrando o antes e depois.
A iniciativa tem ajudado a mudar a situação de praias, parques e estradas e também a conscientizar sobre a quantidade de lixo plástico que produzimos.
O desafio foi criado em 2015 pela fabricante de produtos de camping UCO Gear, como parte de uma campanha para proteger áreas silvestres, mas somente após um post recente no Facebook, acabou viralizando.
Saiba mais clicando aqui.
Google lança serviço de streaming de games
Dia 19 de março o Google lançou o Google Stadia, novo serviço de games. Com ajuda de sua infraestrutura de processamento na nuvem, os jogadores conseguirão usufruir de inúmeros games em qualquer tela, do celular à TV, e com qualquer controle, desde que estejam conectados à internet. Se a ideia der certo, pode acabar com o mercado de vendas de consoles e jogos físicos.
O Stadia deve chegar ao mercado até o final do ano nos EUA, Canadá, Reino Unido e Europa. Ainda não está claro como os usuários pagarão pelo acesso, mas tudo indica que será através de uma assinatura.
Mais informações, clique aqui.
Volvo inova com câmeras em seus veículos
À partir de 2020, a Volvo irá instalar câmeras no interior de seus veículos como forma de impedir que os motoristas dirijam sobre efeito de álcool e drogas. Essa iniciativa vai permitir a intervenção do próprio carro caso o motorista esteja claramente intoxicado, distraído ou não responda a sinais de alerta. Essa intervenção do automóvel poderá envolver a limitação da velocidade, avisos ao serviço Volvo On Call e, como plano de ação final, a redução da velocidade do carro até a parada total com segurança.
Isso faz parte de uma estratégia para atingir a meta esperada pela empresa de zerar os acidentes com morte envolvendo seus veículos.
Mais informações, clique aqui.
Pesquisa: Gerentes dizem que precisam de mais treinamento
De acordo com uma pesquisa recente realizada por uma organização de consultoria de TI, quase 98% dos gerentes acreditam que os colaboradores que estão nesse cargo, dentro de sua empresa precisam de mais treinamento como resolução de conflitos, rotatividade de funcionários e gerenciamento de tempo e projetos para lidar com as tarefas importantes.
Outros resultados da pesquisa incluem:
- Os gerentes de nível médio disseram que, geralmente mais de dois dos cinco gestores de sua organização não estavam preparados para a administração quando assumiram seu papel e que menos da metade deles são altamente eficazes.
- Mais de três quartos dos entrevistados disseram que os gerentes ineficazes são frequentemente recompensados ou promovidos, enquanto, de acordo com 84% dos próprios gestores, as organizações precisam de uma maneira melhor de avaliar a capacidade desses funcionários.
- Quase 90% dos gerentes médios desejam ter recebido mais treinamento gerencial quando entraram no cargo.
- Cerca de 80% dos gerentes que mudam de comportamento depois do treinamento mantêm essas mudanças por apenas seis meses ou menos, antes de voltar aos seus velhos hábitos.
Mais informações, clique aqui.
Pesquisa Quality Training Limited em Organizações de Saúde
De acordo com uma pesquisa publicada em Fevereiro pela “National Association for Healthcare Quality”, apenas 33% dos profissionais de qualidade em saúde disseram que todos os funcionários receberam treinamento e educação sobre qualidade dentro de sua organização.
A National Association apontou que a disciplina ou o treinamento específico de especialidade “podem involuntariamente fazer com que os setores das empresas não sejam capazes de se comunicar e cooperar para um objetivo comum e não otimizem a prestação de cuidados ao paciente baseados em equipe”, de acordo com a diretora executiva e CEO da associação.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados o que eles fariam para melhorar a qualidade em sua organização e 47% disseram que suas empresas precisam alinhar todos os profissionais da área de saúde.
Mais informações, clique aqui.