
Coluna Um passo à frente – Junho/2019
De Maio de 2001 até Novembro de 2018, Jeannette Galbinski, Diretora da Setec, escreveu a coluna “Pelo Mundo“ na revista Banas Qualidade, uma das mais respeitadas publicações nacionais sobre a Gestão da Qualidade.
Agora no Blog com a Coluna “Um passo à frente“, Jeannette traz informações sobre o que está acontecendo no mundo em relação à Qualidade, Gestão Ambiental e Inovação, fala de novidades e destaques que todo gestor precisa saber!
Prêmio Jovens Campeões da Terra conta com finalistas Brasileiros
Criada pela ONU Meio Ambiente para viabilizar soluções inovadoras para problemas ambientais, a premiação Jovens Campeões da Terra conta com três brasileiros entre os cinco finalistas da América Latina e Caribe. A iniciativa recebeu mais de 900 inscrições de empreendedores de todo o planeta engajados com a preservação da natureza e a sustentabilidade.
Os vencedores vão receber consultorias técnicas e um valor de 15 mil dólares para tirar suas ideias do papel. Em setembro os ganhadores serão anunciados durante outro evento da ONU em NY.
Saiba mais clicando aqui.
Canadá proibirá plásticos de uso único em 2021
De acordo com o primeiro-ministro do Canadá, em 2021 o país irá proibir os plásticos de uso único, como sacolas, colheres e garrafas. Menos de 10% dos plásticos desse tipo são reciclados no país.
Anualmente, um milhão de pássaros e mais de 100.000 mamíferos se ferem ou morrem por ficarem presos em meio a dejetos plásticos ou por comê-los, confundindo-os com alimentos.
Para mais informações, clique aqui.
Conferência Brasileira de Mudança do Clima
O Instituto Ethos anunciou a realização da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, um encontro anual que reunirá organizações não governamentais, movimentos sociais, governos, comunidade científica e os setores privado e público brasileiro para três dias de diálogos e formulação de propostas para a implementação da NDC brasileira -Contribuição Nacionalmente Determinada, que determina os principais compromissos e contribuições do Brasil para o futuro acordo climático. O encontro é apartidário, de organização coletiva e tem como base a NDC Brasileira, o Acordo de Paris e a agenda 2030.
A Conferência acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em diferentes locais da cidade do Recife. A programação será formada por sessões de debates, grupos de trabalho, demonstração de negócios e tecnologias, workshops, entre outras iniciativas.
Mais informações, clique aqui.
Lançamento AIAG e VDA FMEA
O FMEA é uma metodologia analítica usada para garantir que problemas em potencial tenham sido considerados e abordados em todo o processo de desenvolvimento de produto e processo.
O novo manual AIAG & VDA FMEA desenvolvido por uma equipe global de especialistas em OEM e Tier 1, foi lançado no início de Junho e incorpora as melhores práticas das metodologias AIAG e VDA em uma abordagem estruturada e harmonizada.
Além de tornar mais fácil para os fornecedores atender às necessidades de seus clientes durante o processo de desenvolvimento do FMEA, o manual apresenta grandes mudanças, como um novo processo de desenvolvimento de FMEA – o 7-Step Approach – e um novo capítulo sobre FMEA Suplementar para Monitoramento e Resposta do sistema (FMEA-MSR).
Saiba mais: clique aqui.
Inscreva-se no treinamento: AIAG e VDA FMEA 1ª Edição
Venezuela fabricou só 65 veículos em 2019
A fabricação de veículos na Venezuela caiu 99,9% em 10 anos. Nos primeiros 5 meses de 2019, foram produzidos apenas 65 veículos, na comparação com o mesmo período de 2009, onde foram fabricados 45.500 veículos. Com a hiperinflação, os custos de fabricação, em dólares, subiram. Além disso, a população não tem poder de compra para adquirir veículos.
Mais informações, clique aqui.
Boeing detecta peças defeituosas
De acordo com um anúncio da Boeing às autoridades de aviação dos Estados Unidos, mais de 300 aviões dos modelos 737 NG e 737 Max têm peças “fabricadas de maneira inadequada”. As peças afetadas são as “slats” dos bordos de ataque das asas que modificam as características de ascensão e resistência durante decolagens e aterrissagens.
Segundo nota da FAA, “as peças afetadas podem ser suscetíveis a falhas ou rachaduras prematuras como resultado do processo de fabricação inadequada”. “Embora uma falha completa do mecanismo da asa não resulte na perda do avião, persiste o risco de que uma parte danificada cause danos no avião durante voo”.
Mais informações, clique aqui.
Rota 2030 chega a 32 empresas habilitadas
O Rota 2030, programa de desenvolvimento industrial da indústria automotiva, já conta com 32 empresas habilitadas, com base nas portarias divulgadas até agora pela Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, vinculada ao Ministério da Economia. Das 32, 10 são fabricantes de veículos e as demais 22 são empresas de autopeças e componentes fornecidos ao setor.
Desde janeiro deste ano, as portarias referentes à indústria têm sido publicadas pela Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, conforme determinação do Ministério da Economia, que integra várias secretarias. A segunda leva de habilitações veio no Diário Oficial de 21 de maio de 2019, onde constam 22 habilitações, das quais cinco montadoras e 17 autopeças.
O terceiro lote de empresas habilitadas foi divulgado na edição de 5 de junho, com portarias para a habilitação de seis empresas, sendo duas montadoras e quatro autopeças.
Veja todas as empresas habilitadas: clique aqui.
Robôs indesejados
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deve publicar até o fim do mês uma portaria que impõe limites rígidos para horário e quantidade de ligações feitas por um chat bot por dia. A preocupação que órgãos de defesa do consumidor têm é que as novas tecnologias que permitem o aumento de ligações via robôs tornem desagradável a vida de quem tem um telefone fixo ou móvel.
Os robocallers são, especialmente, das áreas de relacionamentos das empresas e que são usados na oferta de produtos e serviços, além da cobrança de dívidas.
Clique aqui e saiba mais.
Plataformas de pagamentos digitais em crescimento
Uma pesquisa, realizada pela empresa espanhola Minsait, mostrou que 56,9% dos consumidores brasileiros tem intenção de usar neste ano algum aplicativo para realizar pagamentos. Porém, segundo pesquisa da Visa, apenas 4% das empresas estão preparadas para esses tipos de ferramentas.
As bandeiras de cartões estão trabalhando para aumentar a quantidade de plásticos com tecnologia NFC, uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, e reduzir os modelos tradicionais.
Para mais informações, clique aqui.