
Blitzscaling: Um modelo para crescer exponencialmente num curto espaço de tempo

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O modelo Blitzscaling foi criado por Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, investidor inicial no Facebook e atual sócio da empresa de capital de risco Greylock.
O conceito de Blitzscaling tem explicado o crescimento exponencial de empresas como Amazon, LinkedIn e Waze e pode ajudar gestores e equipes de diversas outras empresas a priorizarem os problemas que primeiro precisam ser resolvidos para possibilitar que cresçam em escala global rapidamente.
De acordo com Hoffman, Blitzscaling é o que você faz quando precisa crescer realmente, muito rapidamente. É a ciência e a arte de construir rapidamente uma empresa para atender um mercado grande e geralmente global, com o objetivo de se elevar e escalar num curto espaço de tempo.
O Blitzscaling está focado em empreendedorismo de alto impacto. As empresas que pensam nessa escala sempre criam muitos dos empregos e indústrias do futuro. A Amazon essencialmente inventou o comércio eletrônico. Hoje, tem mais de 150.000 funcionários e criou inúmeros empregos em vendedores e parceiros. O Google revolucionou a forma como encontramos informações, tem mais de 60.000 funcionários e criou muitos outros empregos em seus parceiros do Google AdWords e AdSense.
O Blitzscaling se baseia três tipos de escala. As pessoas naturalmente se concentram em duas: aumentar suas receitas e aumentar sua base de clientes. E, claro, se você não entender isso, então nada mais importa. Mas muito poucas empresas podem ter sucesso nessas frentes sem também escalar a organização. O tamanho de uma organização e sua capacidade de execução determinam se ele pode capturar clientes e receita.
A escala é como uma série de etapas, com base em ordens de grandeza: uma empresa de escala familiar pode medir seus funcionários em um único dígito; uma tribo em dez; uma aldeia em centenas; uma cidade em milhares. Uma nação tem mais de 10.000 funcionários. Estas são estimativas, guias não precisas; uma empresa muitas vezes continua sendo uma família até cerca de 15 funcionários, uma tribo até cerca de 150, e assim por diante. Em cada nível, a maneira como você administra várias funções – financiar a empresa, contratar funcionários, comercializar o produto e assim por diante – muda significativamente.
Não existem regras que governem cada detalhe em cada etapa quando você estiver usando o Blitzscaling; você usa heurística em vez disso. A escala organizacional é mais sobre o caráter da empresa do que uma contagem exata de funcionários, ou seja, as coisas não mudam drasticamente em exatamente 150 funcionários. Mas mesmo assim, você terá que entender a gestão e a forma de organização da sua empresa em cada momento.
Diferentes empresas usam insights diferentes. Como parte da campanha no Uber, os gerentes perguntaram a um engenheiro recém-contratado: “Quem são os três melhores engenheiros com quem você trabalhou no seu trabalho anterior?” E então eles enviaram cartas de contratação para esses engenheiros. Nenhuma entrevista. Nenhuma verificação de referência. Apenas uma carta de oferta. Eles tiveram que escalar sua engenharia rapidamente, e essa é uma técnica chave que eles implantaram.
O problema no PayPal no início dos anos 2000 era volume de transações de pagamento que estava crescendo a uma taxa de composição de 2% a 5% por dia. Esse tipo de crescimento colocou o PayPal em um buraco profundo no que diz respeito a serviço ao cliente. Uma das práticas foi que direcionaram os clientes irritados através de número principal para ramais de funcionários de toda a empresa aleatoriamente. Vinte e quatro horas por dia, você poderia pegar literalmente qualquer telefone e acabar conversando (e tendo que resolver o problema) com um cliente irritado. Em um determinado momento essa solução já não funcionada e os telefones celulares e linhas tiveram que ser desligados. Mas essa não era uma solução. Eles então convenceram o governador da Nebraska de que ele fazia da revolução da internet. O prefeito realizou conferências de imprensa sobre como o PayPal iria abrir um escritório de atendimento ao cliente, levando a uma inundação de candidatos a emprego. Dentro de seis semanas, a operação com mais de 100 pessoas estava funcionando.
A partir desses exemplos, é possível entender as cinco fases de escala de uma empresa, conhecidas como Família, Tribo, Vila, Cidade e Nação. Em cada estágio, o modo como você enxerga as áreas e funções, do capital à gestão de pessoas, muda significativamente. Um negócio de três fundadores é diferente de um com 15 pessoas no time, que é completamente distinto de uma empresa com 100 pessoas.
Família: os alicerces de um pequeno (grande) negócio
Foque em:
1) Desenvolvimento de produto
2) Identificação do seu Product Market Fit (como explica o mentor Edson Rigonatti, a “situação na qual um produto demonstre claramente a sua proposta de valor, por meio de seu uso contínuo por um grupo de clientes, enquanto a empresa descobre um canal de distribuição –marketing e vendas– e um modelo de negócio –preço e custo– sustentável”).
3) Definição do papel dos fundadores
4) Contratação dos primeiros funcionários
Seus principais desafios:
1) Identificar uma oportunidade não óbvia no mercado, na qual você tenha uma vantagem competitiva original.
2) Construir um produto que responda a uma necessidade única em um mercado inexplorado.
Tribo: preparando as bases para escalar e crescer
Foque em:
1) Desenvolvimento do produto
2) Financiar o crescimento
Seus principais desafios:
1) Foco na execução
2) Ajustar o product market fit com os aprendizados que tiver
3) Mover-se rápido para ganhar dos competidores
4) Aumentar o time, incluindo novas funções operacionais para que a equipe de produto consiga focar no desenvolvimento.
Vila: preparando as bases para escalar e crescer
Foque em:
1) Escalar
Seus principais desafios são:
1) Decidir o momento certo de escalar e criar um plano de crescimento. Isso depende da concorrência, oportunidade de mercado, o valor de ser pioneiro e até acesso a capital que você tem disponível para crescer.
2) Comunicação interna e manutenção da cultura. Nos dois primeiros estágios, você não precisa de um plano claro porque todo mundo trabalha junto e cabe na mesma sala. Porém, quando sua empresa passa de 150 pessoas, o telefone sem fio é mais complexo.
3) Lidar com os concorrentes. Até então, a oportunidade de mercado não é tão óbvia. Mas, conforme sua empresa cresce, outros podem ver a oportunidade que você vê. Nesse momento, tenha ao seu lado pessoas que compreendem o mercado global em uma perspectiva local.
Cidades: ganhando eficiência sem perder velocidade
Foque em:
1) Subir a barra. Em tudo.
Seus principais desafios são:
1) Eficiência na administração dos recursos (pessoas, capital e infraestrutura) em larga escala, com a ajuda de dashboards e gestão à vista.
2) Criar novos processos, sem burocratizar a empresa e reduzir a velocidade.
Nações: como ganhar o mundo mantendo o ritmo de startup
Foque em:
1) Estratégia global alinhada localmente
2) Lidar com diferentes culturas
Seus principais desafios são:
1) Comunicação clara entre milhares de funcionários, mesmo com diferenças geográficas e culturais.
2) Manter mais do que uma linha de produto para expandir.
3) Escalar a cultura para o novo tamanho do time.
Assim, conhecendo o estágio da sua empresa e as características de cada uma das etapas do modelo, prontos para escalar? Blitzscaling!