
Black Belt x Master Black Belt: entenda a diferença entre as duas certificações
Embora o treinamento Six Sigma seja um termo popular no mundo dos negócios, poucas pessoas sabem a diferença entre os “Belts” Six Sigma.
Isso porque o sistema Six Sigma deve ser pensado em termos de categorias de treinamento e experiência. A superior é a Black Belt, assim como nas artes marciais, abaixo apenas da Master Black Belt – categoria mais alta de treinamento e responsável por treinar e orientar todas as outras categorias.
O Green Belt vem logo abaixo do Black Belt, seguido pelo Yellow Belt e pelo White Belt, que completa a lista de categorias. O sistema Six Sigma e suas cores é uma das formas populares de aprimorar o aprendizado, o treinamento e o conhecimento sobre a melhoria contínua de processos.
Profissionais treinados e certificados em cada categoria específica podem realizar projetos com diferentes níveis de complexidade, além de terem a oportunidade de progredir e alcançar uma certificação mais alta. Eles também trabalham em equipes dentro de parâmetros próprios, indicados pela cor ou certificação de treinamento.
Cada indivíduo tem um conjunto de responsabilidades com o objetivo de contribuir para a melhoria do sistema e, portanto, também da organização como um todo.
Os princípios do Six Sigma
O Six Sigma é uma metodologia orientada a dados que fornece ferramentas e técnicas analíticas e estatísticas, que auxiliam na comprovação de causas raízes dos problemas analisados e uma maior assertividade das ações, portando ajudam as empresas na otimização de suas operações e no fornecimento de produtos e serviços melhores para os clientes.
Seu foco principal é eliminar defeitos e variações dos processos organizacionais – e parte disso está no elemento humano. Assim, educação e treinamento são essenciais para a implementação bem-sucedida do Six Sigma.
Segunda a ASQ (Sociedade Americana de Qualidade), o Six Sigma é um método que oferece às organizações as ferramentas necessárias para melhorar a capacidade de seus negócios. Esse aumento no desempenho e redução na variação dos processos levam à redução de defeitos e melhoria nos lucros, assim como progresso na moral dos funcionários e na qualidade de produtos e serviços.
Portanto, o objetivo final do Six Sigma é “reduzir a variação no processo“, enquanto seu foco é “melhorar processos e aumentar a satisfação do cliente“.
O sistema parte da ideia de que qualquer processo pode apresentar alguma variação. Assim, quando ela está fora dos limites permitidos, é comum que haja defeitos. Geralmente, quem define esse limite é o cliente do resultado do processo. Assim, o objetivo do Six Sigma é reduzir essa variação de processo ao máximo possível.
As diferenças entre o Black Belt e Master Black Belt
Os profissionais Black Belt têm um alto nível de entendimento dos princípios do Six Sigma – incluindo sistemas, ferramentas e técnicas de suporte. Eles exibem liderança de equipe como uma solução de problemas e mantêm a dinâmica da equipe.
Os Black Belts têm toda a experiência dos Green Belts, por exemplo, em ferramentas e técnicas Six Sigma, mas também têm um entendimento mais profundo de onde e como aplicar a metodologia para melhorar os objetivos de negócios.
Os Black Belts fornecem suporte metodológico aos projetos conduzidos pelos Green Belts garantindo que a metodologia está sendo corretamente aplicada em todos os projetos.
Aqueles que possuem certificações inferiores – incluindo Green Belts – podem trabalhar em períodos parciais em um projeto, enquanto um Black Belt normalmente trabalha em período integral.
Os Black Belts ainda desempenham um papel crucial na comunicação com os executivos, agindo como a ponte entre a equipe do projeto e os líderes de uma empresa. Isso requer a capacidade de elaborar planos estratégicos e incorporar o Six Sigma nos projetos, além de poder elaborar relatórios que resumam os insights oferecidos pelos dados das equipes.
Os profissionais Master Black Belts, inicialmente eram especialistas responsáveis pela implantação estratégica do Six Sigma dentro de uma organização, com o passar do tempo o escopo de trabalho dos Master Black Belt aumentou, incluindo outros tipos de metodologia dentro da gestão do programa e estratégia de excelência operacional dentro de uma organização, promovendo e dando suporte a atividades de melhoria em todas as áreas de negócios, bem como em fornecedores e clientes.
Esses profissionais são responsáveis por traduzir as metas de negócios de alto nível em uma estratégia de desdobramento de metodologias para implementação de gestão da rotina e projetos, sejam de melhoria, design, estrutural ou até mesmo ágil para a equipe e pelas táticas de apoio para suportar todo o programa e desdobramento. Eles também lideram o desenvolvimento das habilidades voltadas a melhoria contínua dentro da organização. Os MBBs devem garantir a qualidade, o valor e a sustentabilidade do programa de excelência operacional sob sua orientação.
As principais responsabilidades de um Master Black Belt em uma organização, então, são:
– Fornecer orientação e suporte às equipes de Black Belts, Green Belts e Six Sigma para usar as ferramentas de melhoria apropriadas a um problema específico;
– Ajudar a desenvolver e implantar métricas e painéis organizacionais;
– Realizar diagnóstico de maturidade organizacional em excelência operacional;
– Promover a estratégia de excelência operacional;
– Realizar diagnósticos dos problemas a serem atacados para os projetos, identificando que tipo de metodologia é a adequada para ataca-los;
– Desenvolver equipes em metodologias;
– Desenvolver, manter e revisar o currículo dos profissionais Six Sigma, ministrar treinamento em sala de aula e servir como ligação com parceiros, como o Setec Consulting Group, na entrega de treinamento Six Sigma;
– Networking com outros Master Black Belts.