
Por que metas Moonshot são essenciais para sua organização?
Em 1962, durante um discurso na Rice University, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, capturou a imaginação do mundo proclamando que: “Esta nação deveria comprometer-se a atingir esse objetivo antes da década acabar: pousar um homem na lua e devolvê-lo seguramente à Terra. De fato, essa literalmente foi a primeira meta “Moonshot” da humanidade.
Ele continuou acrescentando: “Escolhemos esse objetivo não porque é fácil, mas porque é difícil. Porque esse objetivo servirá para organizar e medir o melhor de nossas energias e habilidades ”.
Larry Page, cofundador e CEO do Google, disse: “Eu vivo pelo evangelho de 10x. Uma melhoria de 10% significa que você está fazendo a mesma coisa que todos os outros. Você provavelmente não fracassará de forma espetacular, mas é garantido que você não será bem sucedido”.
Com esse discurso, Page explica que uma melhoria de 1.000% requer uma abordagem completamente diferente dos problemas, explorando os limites do que é tecnicamente possível e garantindo que todos se divertirão muito mais no processo. Empreendedores como Jeff Bezos (Amazon) e Elon Musk (Tesla, SpaceX) compartilham uma ideologia similar.
Metas “Moonshot” têm a capacidade de atrair e reter grandes talentos. Pessoas talentosas querem fazer parte de uma jornada emocionante. Considerando cada vez mais millenialsocupando a força de trabalho (75% até 2025), isso se torna ainda mais relevante, pois essa geração se preocupa mais com propósito do que com pagamento.
Um bom moonshot tem três ingredientes. Primeiro, inspira. Ler a citação de Kennedy eleva o espírito; um objetivo corporativo mais típico de aumentar o retorno sobre o capital investido de 13,4% para 13,9%, não tanto. Esse tipo de meta financeira pode ser importante, mas é improvável que as pessoas façam coisas extraordinárias.
Em segundo lugar, é crível. É fácil supor que um “moonshot” é apenas um alvo esticado e ridículo. Mas antes de Kennedy fazer seu discurso, ele fez o vice-presidente Johnson fizeram uma avaliação detalhada do cenário para garantir que o objetivo tivesse uma chance razoável de sucesso. Finalmente, é criativa. Não é uma extrapolação óbvia do que está acontecendo hoje (que, para Kennedy, seria simplesmente voar mais para o espaço), mas algo que oferece uma ruptura significativa com o passado.
Adicionalmente, em pesquisa realizada e publicada pela Harvard Business Review, foram listadas 6 perguntas essenciais para verificar o potencial do projeto associado à meta “Moonshot” conforme abaixo:
1. Existe um sólido business case e uma razão convincente? (WHY)
Existem duas razões principais pelas quais investimos recursos (tempo e esforço) em um projeto: para resolver um problema ou para capturar uma oportunidade.
2. A meta está associada a um patrocinador comprometido e carismático? (WHO)
Provavelmente, a característica mais importante de um projeto de transformação bem-sucedido é ter um patrocinador forte, engajado e carismático.
3. A meta está dentro de um escopo claro? (WHAT)
O escopo define como será o projeto e quando será entregue. É necessário ter um entendimento das principais alavanvas técnicas e processuais que precisarão ser acionadas. Quanto mais você souber sobre isso no início do projeto, melhor poderá estimar a duração, o custo e as habilidades necessárias para produzir o resultado desejado.
4. Há adesão das principais partes interessadas? (HOW)
Os projetos mais bem-sucedidos ocorrem quando todos, ou pelo menos a maioria, das principais partes interessadas (as pessoas afetadas pelo projeto, com diferentes graus de influência) são favoráveis. Melhor ainda é quando eles estão dirigindo a iniciativa de perto
5. O tiro da lua tem uma linha de chegada precisa? (WHEN)
A parte boa de um projeto é que ele termina ao se alcançar o objetivo. A parte ruim é que logo depois começa outro. Projetos que começam com um prazo ambicioso e indiscutível têm uma chance maior de sucesso. Começar sem uma linha de chegada pode fazer um projeto se arrastar por meses e até anos.
6. A meta é uma verdadeira prioridade? (WHERE)
Bons projetos não só partem de uma prioridade, mas também a criam dentro do time e da organização.
Assim, definir metas “moonshot” são essenciais para mobilizar a organização em termos de um objetivo comum que seja desafiador e que motive extrínsicamente e intrínsicamente os envolvidos. Para se definir uma meta desafiadora apropriada é necessário envolver uma série de elementos que partem da conexão do propósito, da avaliação dos recursos financeiros, técnicos e humanos, além da capacidade de engajamento da alta liderança. E que venha o próximo desafio.