
Não é possível pivotar na sua organização sem uma mentalidade de Startup Enxuta
No que tange a validação de novos modelos de negócios ou adaptações para novos cenários ou mercados, pivotar é uma palavra cada vez mais utilizada. Pivotar deriva do termo em inglês “to pivot”, que significa girar. Está relacionada à função de pivô no basquete que mantém sua posição na quadra, mas observa todas as possibilidades de lance que estão à sua disposição. Pivotar, em suma, é ajustar o seu modelo de negócios e sua proposta de valor para a necessidade do mercado ou do cliente. Ou seja, uma necessidade inerente às startups e cada vez mais necessárias para grandes empresas.
Pivotar é uma correção de curso estruturada projetada para testar uma nova hipótese sobre o produto e o modelo de negócios. Quando começamos um novo produto ou serviço, fazemos uma suposição (ou fazemos uma hipótese) de que esse produto e modelo de negócios é algo que os clientes ficarão encantados e que a empresa pode alcançar seus objetivos construindo esse produto. Mas isso nem sempre é o caso.
Contudo, para que uma startup ou um novo negócio pivote, é necessário, antes de mais nada que esteja estruturado dentro da mentalidade de Startup Enxuta. É impossível pivotar quando os riscos são altos demais, o investimento realizado já é exorbitante ou ainda não existe uma ambiente de transparência com foco prioritário no aprendizado.
Vale lembrar que o pensamento de Startup Enxuta defende a criação de protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado, e usa feedback dos clientes para desenvolvê-los muito mais rapidamente do que através de práticas de desenvolvimento mais tradicionais.
A Startup Enxuta é às vezes descrito como o “pensamento enxuto” (Lean Thinking) aplicado ao processo empreendedor. Um princípio central no pensamento enxuto é reduzir o desperdício. Essa abordagem usa o desenvolvimento do cliente e do mercado para reduzir o desperdício, incrementando a frequência de contato com clientes reais e assim validando ou eliminando, o mais cedo possível, suposições incorretas sobre o problema, a solução e o modelo proposto.
De forma objetiva, só podemos realizar vários experimentos para priorizar o aprendizado e validar as hipóteses de seu empreendimento parte da premissa de ciclos curtos de iteração e ajuste. Um grande desafio, principalmente em iniciativas dentro de grandes corporações.
Claro, mudar não é mandatório. Mas a consideração da possibilidade de mudança sim. O pensamento de Startup Enxuta descreve a importância de reuniões sistemáticas sobre Pivotar ou Perseverar. Durante essas verificações regulares, você avalia seu modelo de negócios e escolhe uma das duas opções: mudar ou manter.
Perseverar
Perseverar com a sua estratégia de negócios atual significa que você continua acreditando no que propôs alcançar, somente implementará pequenas alterações e atualizações todos os dias para progredir em direção aos seus objetivos. Usando ciclos contínuos de medida de aprendizado, você tenta mover as variáveis do seu modelo de negócios na direção de um resultado favorável.
Nessa abordagem, sua unidade de progresso é o aprendizado validado. Todos os dias, você tem novas ideias para a construção de seu produto ou processo, novas medições para verificar os resultados e novas oportunidades de aprendizado que o aproximarão cada vez mais do ajuste do produto / mercado.
Pivotar
Pivotar é o que você deve considerar quando chegar à conclusão de que você não está fazendo nenhum progresso (ou não o suficiente) em relação ao ajuste do produto / mercado. Um pivô é uma correção radical do curso, indo em uma nova direção, com uma nova hipótese sobre seu produto, estratégia e modelo de negócio.
Nessa abordagem, sua unidade de progresso é a destruição criativa. Você foi bem sucedido quando você reinventou o objetivo da sua empresa. Seu negócio reinventado não se parece com o anterior. Portanto, um pivô é algo que acontece apenas algumas vezes na vida da empresa média.
Assim, perseverar é a melhoria contínua e pivotar é uma mudança radical. Perseverar é substituir uma janela quebrada, limpar o porão e decorar sua varanda. O pivotamento está levando a família para um novo apartamento, em outra cidade, do outro lado do país.
Decidir se deve pivotar ou perseverar é um julgamento. Esteja ciente de que, às vezes, se seus dados mostrarão que o modelo de negócios não é bem-sucedido e é hora de reformular alguns elementos, alterar o modelo de negócios e começar de novo. E isso só é possível, principalmente para novos modelos de negócio em grandes organizações, se o time envolvido na iniciativa possui essa mentalidade empreendedora e atua com autonomia e independência. “As empresas que não conseguem pivotar para uma nova direção com base no feedback do mercado podem ficar presas na terra dos mortos-vivos, nem crescendo o suficiente, nem morrendo, consumindo recursos e dedicação dos funcionários e de outras partes interessadas, mas sem avançar”, ressalta Eric Ries, autor do livro Startup Enxuta.
Enfim, tudo gira em torno de interação com o cliente, testes parta validar hipóteses e melhorias ao longo do processo – tudo isso antes de lançar definitivamente seu produto. Cabe, dessa forma, verificar se sua empresa está de fato disposta a ajustar o mapa mental para construção de um modelo de negócios que deve ser pensado, antes de mais nada, para ser alterado e transformado.