
Diferença entre as Certificações Lean Seis Sigma
Quando falamos em certificações Lean Seis Sigma, alguns termos vem à cabeça: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. De fato, existem diversos papéis dentro do projetos de melhoria contínua e nos últimos anos percebemos uma evolução de alguns termos. Possivelmente você encontrará particularidades por região, por segmento e até mesmo por empresa. Dessa forma, nos balizaremos pelas normas ISO 13053, ISO18404 e pelas metodologias desenvolvidas pelo Setec Consulting Group que estabelecem as melhores práticas, papéis e responsabilidade do Lean Seis Sigma e dos Programas de Melhoria Contínua.
Certificação White Belt
Ideal para os profissionais do nível operacional da organização. Eles são treinados para entender os fundamentos do Lean Seis Sigma e suas ferramentas básicas, tais como Pareto, Ishikawa e 5W2H. São responsáveis por dar suporte e executar as tarefas designadas pelos Green Belts e Black Belts em projetos ou em times Kaizen na implementação e na manutenção das melhorias. Tipicamente essa é uma capacitação de 8 horas para 100% dos colaboradores logo quando de seu início, sem necessidade de projeto para certificação. Na última atualização das normas, não é mais referenciado como um papel forma no programa.

imagem: shutterstock
Certificação Yellow Belt
O treinamento Yellow Belt capacita os profissionais a liderar projetos de baixa complexidade para gerar resultados rápidos e contribuir com os resultados da empresa, mas sem depender muito de outros processos ou departamentos da organização. São responsáveis por coletar dados e realizarem avaliações mais analíticas em projetos ou em times Kaizen, mas podem e devem conduzir projetos individuais ou em conjunto. Tipicamente essa é uma capacitação de 24 horas para 100% dos colaboradores logo quando de seu início na organização, com necessidade de projeto para certificação. Na última atualização das normas, substitui o papel do White Belt no programa.

imagem:shutterstock
Certificação Green Belt
A certificação Green Belt capacita os profissionais a realizar projetos com moderada complexidade e que tragam aumentos significativos nos lucros da empresa. Eles podem participar de equipes de melhoria ou trabalhar individualmente em um projeto enquanto continuam a desempenhar seu trabalho de rotina, com dedicação de pelo menos 8 horas por semana aos projetos. Mesmo assim, são geralmente orientados pelos Black Belts para conduzir seu trabalho e quando de demandas de análise mais profundas. Um Green Belt é, antes de mais nada, um especialista em ferramentas analíticas com bom conteúdo de estatística para uma análise mais aprofundada de processos individuais ou com dependências. Tipicamente essa é uma capacitação de 80 horas para aproximadamente 1 para cada 30 colaboradores de toda a organização, priorizando os melhores Yellow Belts. Deve conduzir projetos com ganhos tangíveis, sejam Kaizen ou DMAIC.

imagem: shutterstock
Certificação Black Belt
A certificação Black Belt capacita os profissionais experientes, e que já conduziram projetos, a trabalharem em temas com maior complexidade (dados, recursos, interfaces) e que tragam aumentos significativos nos lucros da empresa. Eles podem participar de diversas equipes de melhoria ou trabalhar individualmente em um projeto enquanto continuam a desempenhar seu trabalho de rotina, com dedicação de pelo menos 16 horas por semana aos projetos. Em algumas organizações tem dedicação total aos projetos. Tipicamente são responsáveis pelo suporte local da iniciativa em uma unidade, diretoria ou regional. Um Black Belt é, antes de mais nada, um especialista em ferramentas estatísticas com bom conteúdo de gestão de pessoas e gestão de projetos para uma análise mais aprofundada em temas não triviais. Tipicamente essa é uma capacitação de 160 horas (Green Belt + 80 horas) para aproximadamente 1 a cada 5 Green Belts ativos, priorizando os melhores Yellow Belts. Deve conduzir projetos com ganhos tangíveis, sejam Kaizen ou DMAIC.
Certificação Master Black Belt
O Master Black Belt é um mestre em ferramentas estatísticas e melhoria de processos. Além disso, muitas vezes, é responsável pela Gestão do Programa Lean Seis Sigma na organização. Por isso, além de receberem ainda mais conhecimento técnico em estatística, eles também são treinados para desenvolver competências em capacitação, gestão de pessoas, inovação, superar resistências e engajar os belts e os stakeholders. Possui vivência e experiência em pelo menos 10 projetos considerando as abordagens Kaizen, DMAIC e DFSS. Possui dedicação integral aos projetos e ao programa Lean Seis Sigma com uma capacitação de pelo menos 40 horas.
Certificação Líderes Kaizen
Essa certificação também é conhecida como Lean Specialist, Lean Practioner ou Lean Leader. O Lídere Kaizen é Yellow Belt ou Green Belt que possui maior profundidade de entendimento das feramentas Lean e com a prática Kaizen. É hábil em utilizar o VSM, Makigami e conduzir eventos Kaizen. Possui capacitação de pelo menos 24 horas nessas ferramentas e muita prática em projetos desse perfil.
Certificação Gerente de Melhoria Contínua (Deployment Manager)
Essa certificação também é adequada para gestores que necessitam avaliar a maturidade do programa de excelência operacional, tipicamente coordenadores, gerentes e diretores de qualidade ou melhoria contínua que não passaram pelas certificações Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. Possui a função de gerenciar o programa, identificar oportunidades de projetos, engajar a organização, demonstrar ganhos e avaliar a maturidade do programa Lean Seis Sigma sem necessariamente ter a base estatística de um Master ou Black Belt. Sua capacitação é de 24 horas e deve demonstrar melhoria no programa de melhoria da sua organização para certificação.
Certificação Champions e Sponsors
Essa certificação é adequada para líderes no nível estratégico e tático das organizações em nível de gerência e diretoria que irão identificar localmente oportunidades de projeto e avaliar de forma metodológica das análises conduzidas. Devem garantir recursos, utilizar os projetos para desenvolver pessoas e entender das diversas abordagens metodológicas para conectar as iniciativas estratégicas aos times que irão conduzir as análises. Possui capacitação em workshop tipicamente de 8 horas e pode ser certificado por projeto entregue.
Green Belts, Black Belts e Master Black Belts podem desenvolver projetos DMAIC e DFSS utilizando um framework ágil. Essa certificação possibilita que os belts saibam fragmentar os projetos em pequenos entregáveis e saibam conduzir as frentes de projeto a partir de sprints assim como no Scrum. Essa formação é de 8 horas e é necessário projeto para certificação.
Certificação Análise Financeira para Projetos
Cada vez mais é necessário demonstrar resultados tangíveis a partir dos projetos. A certificação Análise Financeira para Projetos possibilita que os times da área financeira, controladoria ou controle de gestão apoiem o programa de Lean Seis Sigma. O colaborador irá aprender a identificar temas de projeto a partir das análises dos relatórios contábeis e da leitura dos orçamentos. Além disso, irá aprender a contabilizar o saving quando hard ou soft, ratificando os ganhos de forma isenta e adequada. Sua capacitação é de 24 horas. Possuem dedicação plena ou parcial aos projetos, podendo dar suporte ao programa quando da validação dos ganhos ou avaliação dos business case dos planos de ação.
Trilha PIMC: Professional Innovation Master Certified
Cada vez mais é necessário pensar a inovação como um programa sistematizado através de projetos que demonstrem resultados tangíveis. É ideal para colaboradores que irão atuar nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, transformação digital e customer experience. O participante completando esta trilha estará habilitado para gerir todo o processo de Inovação em qualquer empresa, contemplando o momento da criação de produtos e serviços Inovadores (Design Thinking e Design Sprint), facilitação de Workshops (Técnicas de Facilitação) e Gestão da Inovação.
Vantagens da certificação Lean Seis Sigma
Melhor empregabilidade – em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, obter uma certificação Seis Sigma traz para o profissional uma enorme vantagem e o diferencia de outros candidatos por conta de habilidades como foco em resultados, capacidade analítica, visão inovadora, entre outras.
Maiores salários – pesquisa realizada pela American Society of Quality (ASQ) aponta que um profissional certificado no programa Lean Seis Sigma ganha até 12% mais do que seus colegas atuantes na mesma área. Esse mesmo estudo apontou que profissionais Black Belts têm uma média salarial de 15 a 20% maior do que aqueles que não possuem nenhuma certificação.
Maior versatilidade – o conhecimento adquirido durante a certificação permite que o profissional atue em diversas áreas dentro da empresa, e identificar, analisar e eliminar possíveis desperdícios nos mais variados setores e processos produtivos.
Desenvolvimento de habilidades analíticas – uma das principais características de um profissional com certificação Seis Sigma é a sua alta capacidade analítica. Faz parte do seu treinamento (e fará parte da sua atuação profissional) o uso de habilidades analíticas capazes de resolver problemas e gerar resultados satisfatórios.
Credibilidade – os cursos oferecidos pelo Setec Consulting Group seguem a estrutura e os requisitos da ASQ, LSSA (Lean Six Sigma Academy) e da norma de referência ISO 13053, garantindo que todo o conteúdo ministrado possui as ferramentas, métodos e abordagens de acordo com os padrões internacionais. Além disso, são acreditados internacionalmente pelo CSSC (The Council for Six Sigma Certification), dos Estados Unidos. Isso confere qualidade, conteúdo padronizado e validade internacional para o treinamento e certificação. Assim, você fará parte de uma comunidade com diferencial de mercado e reconhecimento global.
Com todas essas informações sobre as competências e atribuições de cada uma das certificações Seis Sigma e também sobre as vantagens de investir nesse tipo de treinamento, esperamos que você possa identificar qual delas está mais alinhada ao seu perfil e objetivos.