
10 coisas que você deveria saber sobre a Tesla para sua próxima conversa de Coffee Break
Desde a introdução do Tesla Roadster em 2008, fãs de desempenho e tecnologia verde acompanham o desenvolvimento dos carros elétricos da Tesla Motors. Considerada uma das empresas mais inovadoras dos últimos anos, tem aparecido bastante na mídia em função dos projetos ambiciosos e números, tido por alguns, como ambiciosos e inflacionados. Separei uma lista de 10 itens que podem rechear seu bate papo de networking no próximo café.
- Elon Musk não é um fundador original da Tesla.
Apesar de Musk se tornar sinônimo da Tesla Motors como CEO e arquiteto de produtos da empresa, o empreendimento existia antes dele se envolver. Os fundadores Martin Eberhard e Marc Tarpenning iniciaram a Tesla em 2003 na tentativa de resolver um problema do mundo real: a dependência do petróleo.
- Mas ele esteve com a empresa desde 2004.
Musk, que é bacharel em ciência econômicas pela Wharton University, liderou a primeira rodada de investimento da empresa em 2004 e presidiu o conselho de administração da empresa. Ele também foi o investidor controlador, financiando pessoalmente a maioria do investimento de capital com US $ 7,5 milhões.
- O nome da Tesla nasceu na Disney.
O co-fundador Eberhard foi jantar no Blue Bayou na Disney quando teve a idéia para o nome da empresa que foi constituída em 1º de julho de 2003. O nome é uma homenagem a Nikola Tesla (1856-1943), o inventor e engenheiro sérvio que desenvolveu o primeiro motor moderno de corrente alternada (CA). Em uma versão inicial do site Tesla Motors, os líderes da empresa declararam: “Sem a visão e o brilho de Tesla, nosso carro não seria possível”.
- Tesla é a maior fábrica de baterias do mundo
A demanda pelos veículos da Tesla é tão grande e as vendas estão previstas para ser tão robustas, que a empresa está fazendo um enorme investimento para construir a maior fábrica de baterias do mundo e um dos maiores edifícios de todo o planeta. A Tesla Motors está construindo uma fábrica de 5,8 milhões de metros quadrados para fazer baterias para seus veículos elétricos. Uma vez concluída, a fábrica produzirá baterias suficientes para alimentar 500 mil carros elétricos por ano. Na verdade, a nova unidade de bateria da Tesla produzirá o equivalente a toda a produção mundial de baterias de íons de lítio hoje sob um mesmo teto. Essa é uma tarefa enorme e impressionante.
- Apesar do alvoroço, a Tesla Motors ainda é um fabricante pequeno de carros
Apesar da “hype” atual e dos relatórios diários sobre o seu progresso como empresa, a Tesla Motors ainda é um jogador relativamente pequeno no setor automotivo. Ao longo dos últimos 10 anos, a Tesla Motors enviou cerca de 100.000 carros totais para seus clientes. Em comparação, as três grandes montadoras dos EUA enviaram 17 milhões de carros novos em 2015 sozinhos. A BMW e a Mercedes-Benz venderam cerca de 500 mil carros de luxo nos EUA no ano passado.
- Tesla esteve no limite da falência várias vezes
Elon Musk admitiu em uma recente reunião de acionistas que a empresa estava à beira de ser insolvente no final de 2013. No entanto, cada vez que parecia que o fim estava perto, a Tesla Motors encontrou uma maneira de aumentar o dinheiro necessário e ficar à tona. Isso é uma boa notícia, já que a empresa também foi alvo de aquisições de muitas outras empresas nos últimos anos.
- O Google tentou comprar os a Tesla várias vezes
O gigante do motor de busca Google está movendo-se agressivamente para o espaço do carro, principalmente com veículos autônomos. A empresa está trabalhando obsessivamente no desenvolvimento do primeiro automóvel autônomo do mundo. O co-fundador do Google, Larry Page, está obcecado com a noção de carros que se movem sozinhos e também os carros elétricos. A tecnologia avançada desenvolvida pela Tesla Motors, especialmente a tecnologia da bateria, é extremamente atraente para o Google, e é por isso que a empresa levou várias corridas na Tesla ao longo dos anos. Larry Page e Elon Musk são amigos, e tem sido relatado que Larry Page tentou, várias vezes, convencer seu amigo a vender Tesla Motors para o Google por somas muito grandes. No entanto, até agora, Elon Musk resistiu a essas ofertas e manteve a Tesla Motors independente.
- Os carros da Tesla foram declarados os veículos mais seguros da história
Além de suas peças e componentes de alta tecnologia, os carros Tesla são super seguros. Quão seguro? Bem, o carro Tesla modelo S recebeu a maior classificação de segurança de qualquer carro na história da National Highway Traffic Safety Administration. Alguns dos equipamentos utilizados para testar carros, quebraram durante os testes. Durante um teste para ver se o teto do carro poderia ser esmagado, a máquina usada quebrou depois que atingiu sua maior potência e teto do Modelo S permaneceu intacto. Elon Musk e os engenheiros da Tesla Motors dizem que querem revolucionar toda a indústria automotiva – não apenas com o uso de eletricidade para alimentar carros, mas a maneira como os carros são projetados e sua capacidade de proteger os ocupantes.
- O próximo movimento de Tesla é projetar e construir um SUV elétrico
Os Veículos Utilitários Esportivos (SUVs) são conhecidos por serem consumidores de combustível fóssil. A Tesla Motors espera mudar isso, já que a próxima incursão da empresa é projetar e construir SUVs elétricos. A empresa já desenvolveu um protótipo SUV elétrico e compacto, ele chama o modelo X. O protótipo seria de sete pessoas, tem portas de gullwing e será completamente elétrico – usando apenas uma bateria para viajar. No entanto, com um preço inicial de US $ 70.000, a questão permanece: quem poderá pagar um veículo tão caro. O desafio para a Tesla Motors continua a desenvolver veículos que serão acessíveis para as massas e que podem ser comprados por uma grande variedade de setores da sociedade. O tempo indicará se esse objetivo é viável. Enquanto isso, a perspectiva de um SUV elétrico é intrigante.
- Os carros da Tesla são projetados para exigir quase nenhuma manutenção
Com seus motores elétricos e outras tecnologias avançadas, para não mencionar o fato de a Tesla Motors não ter uma grande presença fora da Califórnia, os carros vendidos pela empresa são projetados para exigir quase nenhuma manutenção. Os carros da Tesla não exigem mudanças de óleo, novos filtros de ar, velas de ignição ou correias de ventilador. As baterias são tão avançadas e poderosas que elas também não precisam ser alteradas durante a vida útil do veículo. E, o sistema de frenagem foi projetado para que as pastilhas de freio de um Tesla nunca precisem ser alteradas. Em vez de usar fricção para parar, a desaceleração dos carros Tesla são da inversão do motor – usando as pastilhas de freio apenas com moderação. As únicas peças em um carro Tesla que podem ser substituídas são as lâminas de limpador de pára-brisa e os pneus. Além disso, o carro é bastante sólido.
11 (Extra). Como Elon Musk ficou rico?
Em 1982, com apenas 11 anos, criou seu próprio video game, que mais tarde foi vendido para uma empresa sul-africana por 500 dólares. Formou-se em Economia pela Universidade da Pensilvânia e um ano depois obteve um diploma de Física. Mudou-se para a Califórnia e fundou a empresa Zip2, uma companhia que desenvolvia conteúdo para portais de notícias.
Em 1999, a empresa foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares e 34 milhões em ações. Aos 28 anos se tornou milionário. Mais tarde conseguiu a venda do PayPal para o eBay por 1,5 bilhão de dólares.