De acordo com pesquisa do Gartner, apenas 29% dos trabalhadores acreditam que o RH da empresa entende suas necessidades. Da mesma forma, 78% dos líderes de RH admitem não ter uma estratégia definida para que o RH se torne centrado no cliente (funcionário) e agregue valor aos negócios.
A Agilidade, e por consequência os métodos ágeis, permitem às empresas modificarem a forma com que executam seus processos básicos, tendo um olhar maior ao que realmente agrega valor aos seus clientes, gerando menor desperdício no modelos e organização das suas equipes.
E isso vale para todas as áreas de uma empresa, inclusive o RH. Nele, isso significa rever modelos de contratação, desenvolvimento e gestão de pessoas, entrando com uma abordagem estratégica que entregue resultados mais rápidos, de forma menos complexa, e baseados em feedbacks, que permita reduzir os silos corporativos. Dessa forma, os processos sempre estarão mais conectados, coesos e com maior valor agregado à organização como um todo.
No RH
Além de buscar uma maior agilidade nos processos, um RH mais ágil também visa tornar a gestão mais enxuta, simplificando e eliminando processos desnecessários, otimizando o tempo da equipe e, dessa forma, reduzindo custos.
Para o Gartner, é preciso considerar algumas estratégias para implementar a metodologia no RH:
- Resolver problemas dos clientes
O RH precisa estar preparado para se ajustar rapidamente às necessidades dos funcionários e da empresa. Em tempos de COVID-19, isso fica ainda mais claro, e a adoção da metodologia permite que pensadores estratégicos busquem as ferramentas certas para resolver problemas, otimizando o suporte oferecido pelo departamento para toda a empresa. - O RH precisa ser proativo e voltado ao cliente
Se para a maioria dos funcionários o RH não entende suas expectativas e necessidades, então, o departamento precisa repensar sua estrutura e, assim, passar a analisar quais as necessidades dos seus clientes e entender como ser mais estratégico. - Pensar no RH como uma carteira de investimentos
Para o Gartner, o RH precisa gerenciar seus processos da mesma forma que a área financeira cuida dos investimentos. Garantindo que sua equipe tenha os recursos necessários para realizar o trabalho.
Algumas recomendações:
- Não busque a Metodologia Ágil “correta”, como uam solução pronta. Cada empresa é uma empresa;
- Crie fluxos de trabalho e soluções de RH que garantam a melhor experiência para o funcionário, não apenas para o departamento;
- Priorize novos processos ou redefina os antigos para permitir que o trabalho seja colaborativo e iterativo;
- Envolva os funcionários para que possam ajudar na solução de problemas.
Pessoas acima dos processos e ferramentas
A realidade do RH está mudando, e os funcionários, cada vez mais, buscam aliar qualidade de vida ao trabalho. Isso implica em mudanças no local de trabalho e até mesmo mudanças organizacionais. Assim, o RH precisa trabalhar lado a lado com outros departamentos para formar equipes multifuncionais que contribuam para melhorar a experiência do funcionário.
Novas tecnologias, força de trabalho aumentada e diversificada e, mudanças demográficas estão entre os desafios para o RH moderno. Personalizar práticas, cargos, treinamento e gestão de carreira, agregar valor aos negócios e garantir uma rápida adaptação a mudanças estão entre as prioridades que a adoção da Agilidade pode trazer para a empresa.
Empresas ágeis podem aumentar a produtividade e reduzir o tempo de resposta e entrega de soluções e novos produtos. Fale com os especialistas da Setec e saiba como essa forma de trabalho pode ajudar sua empresa.