Nos últimos anos, a indústria automotiva vem enfrentando crescente pressão de novos concorrentes, oscilação dos preços das matérias-primas e rígidas regulamentações do mercado – enquanto as expectativas dos clientes mudam rápido.
O mercado atual dá muito mais atenção à aspectos como custo-benefício e consumo de combustível, sem contar a ânsia dos consumidores por carros autônomos, digitalização e mobilidade.
Essas mudanças tiveram implicações imediatas na estratégia de desenvolvimento de produtos, gerenciamento de inovação e colaboração com fornecedores. As questões-chave da indústria automobilística agora são:
– Como podemos identificar e avaliar as reais necessidades de nossos clientes agora e no futuro?
– Como os carros podem ser conectados em rede com as novas tecnologias da informação e como os modelos de negócios devem mudar?
– Qual é o melhor lugar para começar a tornar nossos processos mais eficientes?
– Como podemos produzir produtos personalizados com recursos limitados?
– Como podemos acelerar os processos de produção e o desenvolvimento de produtos?
– Como podemos organizar e controlar nossa rede de fornecedores com mais sucesso?
A resolução dessas e de outras questões pode ser impulsionada com a presença de uma consultoria externa, capaz de trazer novas ideias e visões sobre os desafios do mercado. A seguir, cinco dicas fazer uma boa escolha de consultoria.
- Seja claro sobre o motivo da contratação de uma consultoria
As consultorias cobrem uma variedade de disciplinas de gerenciamento em toda a gama de funções organizacionais. Dependendo do seu ponto de partida, é crucial decidir sobre o nível de suporte e recursos necessários.
As consultorias podem desempenhar várias funções de apoio, como:
- Assessoria interpretando os padrões e orientando os gerentes na implementação;
- Gerenciamento por projeto, gerenciando a implementação parcial ou totalmente;
- Implementação, fornecendo recursos práticos adicionais para implementar planos ou realizar tarefas específicas, como auditoria interna;
- Suporte contínuo executando atividades regulares, como auditorias interna
- Identifique seus conhecimentos no setor
Uma das coisas mais importantes na escolha da consultoria certa é a experiência na indústria automobilística como um todo, incluindo o conhecimento o setor de atuação em específico.
Devido às alterações produzidas na norma IATF 16949:2016, a consultoria também deve ter expertise em:
- Ferramentas associadas à identificação de questões internas e externas;
- Métodos para determinar os requisitos das partes interessadas;
- Pensamento baseado em risco;
- Principais core tools automotivos, como Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA), Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP), Processo de Aprovação de Peça de Produção (PPAP), Controle Estatístico de Processo (SPC) e Análise de Sistema de Medição (MSA), além de requisitos específicos do cliente, e as regras da International Automotive Task Force (IATF),
- Entenda sua abordagem
Dependendo do tamanho e da escala da implementação dos métodos de gestão, a consultoria pode usar vários métodos e técnicas diferentes. Isso pode exigir diferentes níveis de apoio e cooperação, Por isso, é importante entender a metodologia de implementação para garantir que ambas as partes trabalhem juntas.
Uma boa consultoria precisará de tempo, energia e recursos para garantir uma implementação eficaz. É importante entender e alinhar as expectativas antes de se comprometer com elas.
- Custo e contrato
Os orçamentos raramente são ilimitados, mas o custo não deve ser o principal fator de decisão na seleção de uma consultoria. Especialização, experiência e relacionamento são extremamente importantes para garantir que as expectativas sejam atendidas.
No entanto, em relação ao custo e ao contrato de consultoria, é fundamental saber:
- Como a consultoria cobrará, por exemplo custo diário ou fixo do projeto, adiantado ou após a execução do trabalho;
- O que está e não está incluído, por exemplo viagem e alimentação;
- Quem possui a propriedade intelectual do sistema de gestão;
- Acordos de Nível de Serviço;
- Disponibilidade dos consultores quando você precisar.
- Verifique suas referências
As consultorias devem ter alguma experiência comprovada em trabalhos anteriores com a cadeia automotiva.
É muito importante ter referências sobre o que já foi realizado: que trabalhos já fizeram, quais foram os resultados dessas consultorias e como foi feita a verificação são alguns dos elementos a se considerar.
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Referências: